Avançar para o conteúdo principal

Preparação para o Advento: Um Retiro de Reflexão com a Liga dos Servos de Jesus

A Liga dos Servos de Jesus, servas internas, servos externos e amigos quiseram preparar o Advento com um retiro/recoleção, compareceram pontualmente às 15:00, no dia 2 de dezembro, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos - Outeiro de S. Miguel.

A tarde teve três momentos distintos:

1. Catequese com leitura de textos maioritariamente do antigo testamento, preparados e facultados pelo nosso assistente reverendo padre Manuel Igreja Dinis.


Os textos eram alusivos aos profetas. A sua atualidade, o modo como transmitiam, como defendiam a santidade de Deus, os direitos dos homens, a sua identidade e missão. Os profetas foram os anunciadores do Messias. Hoje, somos nós os profetas, chamados a ser mensageiros e testemunhas da Palavra de Deus.

2. Adoração Eucarística. Momento sempre marcante, de louvor, honra e gratidão ao Senhor por Ele estar ali presente face a face e de O ouvirmos naquilo que ELE nos quer dizer. O silêncio abismou-nos no mistério e no encontro.


Entre tantas outras modalidades, esta hora santa, foi conduzida pelo nosso prelado D. Manuel da Rocha Felício e no terminus, quando o nosso sentimento era de gratidão, com algum espanto ouvimos o sr. bispo dizer: “Obrigado. Precisava de me preparar para o tempo de Advento e durante estar tarde pude fazê-lo convosco”.

3. A participação na missa. O momento mais alto da tarde, pois a Eucaristia é fonte e cume da da vida cristã e como hoje se valoriza, da sinodalidade.


Perto da 18:00, as habituais despedidas e o desejo de que todos cheguem bem a suas casas.

Despedimo-nos até dia 9 de dezembro, também pontualmente às 11h, para a última conferência do Ciclo que terá como orador o reverendo padre José Manuel Martins Almeida.

Esta tarde, fica o voto: Que saibamos aproveitar este tempo favorável - o Advento; e, que continuem a ecoar em nós, pianinho com o efeito de um estrondo, os versículos do salmo: “Senhor nosso Deus, fazei nos voltar, mostrai- nos o vosso rosto e seremos salvos”. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad