Avançar para o conteúdo principal

Preparação para o Advento: Um Retiro de Reflexão com a Liga dos Servos de Jesus

A Liga dos Servos de Jesus, servas internas, servos externos e amigos quiseram preparar o Advento com um retiro/recoleção, compareceram pontualmente às 15:00, no dia 2 de dezembro, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos - Outeiro de S. Miguel.

A tarde teve três momentos distintos:

1. Catequese com leitura de textos maioritariamente do antigo testamento, preparados e facultados pelo nosso assistente reverendo padre Manuel Igreja Dinis.


Os textos eram alusivos aos profetas. A sua atualidade, o modo como transmitiam, como defendiam a santidade de Deus, os direitos dos homens, a sua identidade e missão. Os profetas foram os anunciadores do Messias. Hoje, somos nós os profetas, chamados a ser mensageiros e testemunhas da Palavra de Deus.

2. Adoração Eucarística. Momento sempre marcante, de louvor, honra e gratidão ao Senhor por Ele estar ali presente face a face e de O ouvirmos naquilo que ELE nos quer dizer. O silêncio abismou-nos no mistério e no encontro.


Entre tantas outras modalidades, esta hora santa, foi conduzida pelo nosso prelado D. Manuel da Rocha Felício e no terminus, quando o nosso sentimento era de gratidão, com algum espanto ouvimos o sr. bispo dizer: “Obrigado. Precisava de me preparar para o tempo de Advento e durante estar tarde pude fazê-lo convosco”.

3. A participação na missa. O momento mais alto da tarde, pois a Eucaristia é fonte e cume da da vida cristã e como hoje se valoriza, da sinodalidade.


Perto da 18:00, as habituais despedidas e o desejo de que todos cheguem bem a suas casas.

Despedimo-nos até dia 9 de dezembro, também pontualmente às 11h, para a última conferência do Ciclo que terá como orador o reverendo padre José Manuel Martins Almeida.

Esta tarde, fica o voto: Que saibamos aproveitar este tempo favorável - o Advento; e, que continuem a ecoar em nós, pianinho com o efeito de um estrondo, os versículos do salmo: “Senhor nosso Deus, fazei nos voltar, mostrai- nos o vosso rosto e seremos salvos”. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira...

Despedida da Irmã Delfina, Fiél Serva de Jesus

  "A irmã Delfina Josefa Gonçalves Monteiro, nascida  na Quinta dos Prados, na freguesia das Panóias de Cima,  em 29 de setembro de 1944, brindou  o mundo com a sua presença por 79 anos  durante os quais teve  abertura à graça e busc ou a virtude. A segunda duma fratria  de 5 irmãos, foi muito dedicada aos pais, irmãos, sobrinhos e demais família.  Foi, dos irmãos, a primeira a partir que a descrevem como u m coração de bondade .  Partiu no passado dia 19 de fevereiro, após ser diagnosticada com um cancro disseminado. Com algumas consultas e internamentos recentes, as análises nada tinham acusado. Sabemos, portanto, ter sido um cancro com uma evolução galopante. Foi em 29 de julho de 1964 que ela deu os primeiros passos em direção à sua missão espiritual ao ingressar na Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel. Desde então, sua peregrinação foi marcada pela dedicação discreta ao serviço de Deus e ao bem-estar daqueles ao seu redor...