Avançar para o conteúdo principal

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese.

Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu.

A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado.


Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca.

O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira realçou, várias vezes, a preocupação e gosto de qualquer das casas em cederem peças significativas, de modo a enriquecer a exposição agora inaugurada.

Os presentes manifestámos vontade de revisitar, com calma e menos público, a Exposição para aí descobrirmos os ensinamentos que esta iniciativa nos pode dar.

Nos olhos e expressões das irmãs havia comoção e alegria ao recordarem todo este percurso e ao fazerem a (re)descoberta dos tesouros expostos. 

Demos os parabéns a quantos estiveram diretamente envolvidos na conceção, recolha, elaboração e tratamentos dos dados e dos materiais. Agradecemos também a presença de tantos amigos.

Aconselhamos quem não pôde estar presente na inauguração a que a visite e aprecie o seu conteúdo e a obra que revela. Como se expressaria a conhecida jornalista e apresentadora de televisão,"vai querer saber mais” ...

E vai também querer participar na eucaristia do centenário da Liga dos Servos de Jesus, no dia 11 de fevereiro, às 16h, na Sé Catedral da Guarda onde se entoará bem alto o lema: “É preciso que Jesus reine”.

No final, houve ainda uma simbólica confraternizaram com um “porto de honra”. Só ficou quem quis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...

Despedida da Irmã Delfina, Fiél Serva de Jesus

  "A irmã Delfina Josefa Gonçalves Monteiro, nascida  na Quinta dos Prados, na freguesia das Panóias de Cima,  em 29 de setembro de 1944, brindou  o mundo com a sua presença por 79 anos  durante os quais teve  abertura à graça e busc ou a virtude. A segunda duma fratria  de 5 irmãos, foi muito dedicada aos pais, irmãos, sobrinhos e demais família.  Foi, dos irmãos, a primeira a partir que a descrevem como u m coração de bondade .  Partiu no passado dia 19 de fevereiro, após ser diagnosticada com um cancro disseminado. Com algumas consultas e internamentos recentes, as análises nada tinham acusado. Sabemos, portanto, ter sido um cancro com uma evolução galopante. Foi em 29 de julho de 1964 que ela deu os primeiros passos em direção à sua missão espiritual ao ingressar na Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel. Desde então, sua peregrinação foi marcada pela dedicação discreta ao serviço de Deus e ao bem-estar daqueles ao seu redor...