Avançar para o conteúdo principal

Liga dos Servos de Jesus divulgada nas Paróquias da Diocese

No último domingo do ano litúrgico, nas missas dominicais em várias paróquias da diocese, a Liga dos Servos de Jesus foi lembrada e celebrada, destacando o lema da nossa associação de fiéis, incluída na 2.ª leitura da missa do dia dedicada a Cristo Rei.

Nas paróquias do Padre José Manuel Martins, a homilia incluiu uma justa homenagens ao Sr. D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus , lembrando o significado profundo do lema que ele atribuiu à organização: "É preciso que Jesus reine"

Também no Rochoso, a irmã Julita Afonso, na missa paroquial, testemunhou a história centenar da Liga dos Servos de Jesus. Foi ressaltada, além da grande ação social, a devoção à eucaristia que começou nesta localidade sob a forma de adoração ao Santíssimo exposto, com vocação a tornar-se numa reparação ininterrupta, o que acontece ainda nos dias de hoje, se não em cada casa, ao menos no conjunto da Liga dos Servos de Jesus, nesta diocese.

Outras paróquias também evocaram o Sr. D. João e a Liga dos Servos de Jesus. A irmã Irene Fonseca, coordenadora da Liga dos Servos de Jesus, acompanhada de Genoveva Logrado, visitou, a convite do padre João André Gomes Marçalo, as paróquias de Alcaria, Capinha e Escarigo. 

Em Alcaria, a mãe do sr. D. João de Oliveira Matos foi também mencionada como uma pessoa santa e bondosa.

A metáfora das abelhas foi evocada em todas as paróquias, enfatizando a importância do trabalho diligente em vez do barulho e falta de sigilo quanto aos problemas que atingem as famílias a quem nos dedicamos.

Em Escarigo, a serva externa D. Lurdes Soares foi lembrada com saudade pelos contemporâneos, testemunhando a santidade que ela irradiava.

Nessas três paróquias, o aniversário do pároco, João André Gomes Marçalo reportava ao dia anterior pelo que os paroquianos mostravam a sua proximidade e colaboração, aspeto que se disse que era muito encorajado pelo sr. D. João.

Em suma, nas diversas paróquias da diocese, a Liga dos Servos de Jesus está a ser divulgada, não apenas como uma organização, mas como uma presença significativa na vida espiritual e comunitária, celebrando a história e os valores cristãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad