Avançar para o conteúdo principal

Conferência do padre José Manuel Martins de Almeida

Hoje, 9 de dezembro de 2023, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, uma assembleia de quase sessenta pessoas ouviram ativamente a conferência proposta pelo padre José Manuel Martins de Almeida. O tema central da dissertação foi a "Atualidade da mensagem do fundador da Liga dos Servos de Jesus" distinguindo-a do que é o “carisma deixado à Liga pelo sr. D. João de Oliveira Matos” que, sendo inseparáveis, não são a mesma coisa.

A introdução à temática ficou a cargo do sr. bispo D. Manuel Felício.


Ao destacar as qualidades do Venerável D. João, um homem com intuições que lhe vinham da intimidade com Deus, o texto proposto pelo orador ressaltou que onde os seus contemporâneos identificavam que Jesus não estava a ser servido, este visitador apostólico identificou o remédio e a reparação para essa situação - unir "almas" - como se dizia então, potencializando a sua atuação de fazer com que Jesus Reinasse. D. João, onde estava a dificuldade descortinou a oportunidade.

Ele fundou a Liga com o objetivo de tornar Jesus mais presente na vida das pessoas, escolhendo entre essa mesma massa não levedada e sem sabor, os cristãos que eram sal; que podiam funcionar como fermento.

Foi colocada a tónica na necessidade dos Servos viverem em sintonia com Jesus, conhecê-l’O e estreitar sua relação com Ele. A simplicidade, humildade, desprendimento e pobreza em espírito foram proclamadas como virtudes fundamentais, pois, como afirmava o Sr. D. João, tudo o que se faz aos outros, deve ser feito só por amor de Deus; se não, corre o risco de servir para os outros mas não aproveitar a quem o faz.

O conferencista disse que a Liga deve continuar a reunir e unir aqueles que desejam ser Servos de Jesus, sendo o Jesus do Evangelho, o do Reino de Deus, o único motivador.


O padre Martins trouxe-nos uma análise ponderada e exigente do presente, deixou-nos a todos a pensar, por exemplo, se o nosso medo é o sofrimento que causa ver as comunidades a fecharem e uma frágil rede de servos externos que não atuam em uníssono; ou, se o nosso pavor não deveria ser que as nossas vidas não estejam a revelar santidade; isto é, identificação pessoal com Cristo.

Após a exposição clara e objetiva de que não estamos a celebrar o centésimo ano em que a Liga dos Servos de Jesus foi fundada; mas sim, os cem anos de atividade da Liga, foi concedido tempo aos presentes para esclarecimentos, testemunhos e sugestões. 

O ciclo de palestras encerrou com uma oração.

Não havendo atividades programadas até janeiro, será correto desejarmos "um santo natal".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira...

Despedida da Irmã Delfina, Fiél Serva de Jesus

  "A irmã Delfina Josefa Gonçalves Monteiro, nascida  na Quinta dos Prados, na freguesia das Panóias de Cima,  em 29 de setembro de 1944, brindou  o mundo com a sua presença por 79 anos  durante os quais teve  abertura à graça e busc ou a virtude. A segunda duma fratria  de 5 irmãos, foi muito dedicada aos pais, irmãos, sobrinhos e demais família.  Foi, dos irmãos, a primeira a partir que a descrevem como u m coração de bondade .  Partiu no passado dia 19 de fevereiro, após ser diagnosticada com um cancro disseminado. Com algumas consultas e internamentos recentes, as análises nada tinham acusado. Sabemos, portanto, ter sido um cancro com uma evolução galopante. Foi em 29 de julho de 1964 que ela deu os primeiros passos em direção à sua missão espiritual ao ingressar na Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel. Desde então, sua peregrinação foi marcada pela dedicação discreta ao serviço de Deus e ao bem-estar daqueles ao seu redor...