Avançar para o conteúdo principal

Um e outro convite no mês em que, há 100 anos, foi fundada a Liga dos Servos de Jesus

Na vastidão do compromisso pastoral, de convidar a todos para celebrarem o centenário da fundação da Liga dos Servos de Jesus, a paróquia de Freches acolheu as Irmãs Ascensão Pires e Irene Fonseca, fruto do convite do Sr. Padre Bruno António Loureiro Lopes, Assistente Eclesiástico Diocesano do Movimento "Convívios Fraternos" e pároco de não menos que 11 paróquias. Este é mais um testemunho vivo da generosidade e dedicação que caracterizam a memória do que têm sido os préstimos da Liga dos Servos de Jesus na nossa região.


A presença nesta eucaristia vespertina do domingo ocorreu praticamente sem aviso, e as Irmãs Ascensão Pires e Irene Fonseca, foram acolhidas com calor humano e partilharam momentos espirituais com a comunidade que se reúne em Freches.

O compromisso dos párocos não conhece limites, eles continuam a abrir as portas das suas igrejas para este propósito de assinalarmos, dia 18 de fevereiro na Sé da Guarda, a missa comemorativa do encerramento do retiro que em 1924 deu início à LSJ.

Em sintonia com as demais iniciativas da comemoração deste centenário, amanhã, dia 4 de fevereiro, o Sr. Padre José Manuel Martins convida todos para uma Eucaristia marcada para as 15h30, na igreja de Santa Maria, em Celorico. Este será mais um momento de ação de graças, também uma oportunidade de celebrar a fé e, ao mesmo tempo, uma ocasião para explorar mais aprofundadamente a passagem marcante do Sr. D. João por Celorico da Beira.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad