Avançar para o conteúdo principal

Faleceu de Dª. Maria Luísa Dias Gonçalves

Faleceu de Dª. Maria Luísa Dias Gonçalves, aos 96 anos de idade, uma serva externa residente no Fundão.


D.ª. Maria Luísa era muito conhecida até porque era a proprietária da Casa da Beira, uma loja de artigos religiosos que serviu como ponto de encontro para muitos sacerdotes ao longo dos anos.

Durante o seu tempo à frente da loja, a paróquia nunca teve que se preocupar com as despesas das partículas ou do vinho para a Eucaristia, graças ao seu constante auxílio e atenção.

A sua ligação com a Igreja era profunda, especialmente com a Liga dos Servos de Jesus, onde ela e seu irmão mais velho, Elias Dias Gonçalves, participavam ativamente, sem ostentar o bem que faziam, como é próprio do carisma desta associação.

O sr. Elias e a irmã contribuíam para a rede de apoio às iniciativas da Liga dos Servos de Jesus. Havia afeto às servas de vida comunitária e multiplicaram-se ao longo dos anos os momentos de ajuda recíproca.

A relação próxima já vinha da família do fundador. Os pais do sr. D. João de Oliveira Matos eram os padrinhos de casamento dos pais de D. Maria Luísa.

O seu funeral foi esta na terça-Feira, dia 13 de Fevereiro de 2024, com a presidência do P.e António Carlos Dias Gama, capelão da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, onde esta Serva de Jesus se acolheu, por fim.

O anúncio na funerária foi assinado pelos sobrinhos, que, como sabemos, eram sobrinhos de coração. Agora homens adultos e avós de alguns netos até bisnetos, mas que de jovens frequentaram o seminário e receberam nessa altura, mais difícil e solitária, o amor e o cuidado de Dª. Maria Luísa.

Rezamos pela sua alma confiados na promessa da ressurreição e antevendo o reencontro com o seu sorriso e afabilidade na vida eterna, junto de Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad