Avançar para o conteúdo principal

Centenário da Liga dos Servos de Jesus: Adoração no Outeiro de São Miguel

Por iniciativa dos Senhores Bispos D. Manuel Felício e D. António Moiteiro, pudemos celebrar no Outeiro de São Miguel, às 15 horas, a Eucaristia comemorativa da data da Fundação da Liga dos Servos de Jesus.


Na sua homilia, o Senhor Bispo de Aveiro estabeleceu um paralelismo entre as leituras bíblicas de hoje e a espiritualidade, lema e carisma da Liga. Realçou da carta de São Paulo aos Coríntios: "sede meus imitadores, como eu sou de Cristo". Do evangelho, "se quiserdes, podeis curar-me", um apelo para cada um de nós rever a sua vida, converter-se e instaurar o reino de Deus; estendeu a mão ao leproso. Na na sua pastoral o nosso fundador também estendeu a mão aos que a sociedade marginalizava e, assim, discernia a vontade de Deus.
Falou das virtudes heroicas do senhor D. João de Oliveira Matos e pediu que tanto servos internos como externos vivessem ao jeito dos primeiros cristãos referidos nos Atos dos Apóstolos, ajudando-se mutuamente e adiantando nas virtudes.
Seguiu-se a Adoração Eucarística com muito silêncio contemplativo e orante com ritmo e ambiente reflexivos orientados por D. António com leitura de Lucas 24,13-35, os discípulos de Emaús.

Terminada a Adoração, o nosso Bispo D. Manuel agradeceu a presença daqueles que se dispuseram a estar presentes, apelou à necessidade de Renovação da Liga, à necessidade da oração para que a beatificação do Senhor D. João aconteça e as vocações surjam. Recordou a próxima Eucaristia de Ação de Graças do Centenário da Fundação da Liga, no próximo dia 18 às 16 horas na Sé Catedral. A conclusão na capela fez-se com o entoar do Hino da Liga. Entretanto, para retemperarmos energias e aquecer o corpo, as Irmãs com o seu estilo de bem receber e bem acolher reuniram-nos à volta de uma bela mesa com iguarias e chá bem quentinho. Foi uma tarde muito reconfortante para o corpo e para a alma."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad