Avançar para o conteúdo principal

Pelas paróquias do P.e António Carlos dos Santos Martins

O P.e António Carlos dos Santos Martins, pároco de Gonçalo e Aldeia do Bispo, reservou tempo e espaço durante algumas das missas dominicais para a Liga dos Servos de Jesus. A coordenadora, Irmã Irene dos Santos Fonseca, aproveitou a oportunidade para convidar os paroquianos dessas localidades para a Eucaristia do centenário da fundação da Liga, agendada para o próximo dia 18 de fevereiro na Sé da Guarda às 16:00. 

A celebração será presidida pelo Bispo D. Manuel Felício e também destacará o carisma do fundador, o Sr. D. João de Oliveira Matos, atualmente em processo de beatificação.

Irmã Irene Fonseca relatou a calorosa receção nas comunidades que visitou. Em Aldeia do Bispo, mencionou o exemplo do sr. João, que visitou a exposição sobre o centenário da Liga dos Servos de Jesus no Espaço Eclesia e que disse: "A visita é gratuita, por isso, podemos entrar e, pouco depois, ter a volta toda dada e, sair; ou, também podemos estar atentos à informação ali disponível e, então, nem 2 horas bastam para tanta riqueza". 

O pároco ressaltou sua própria familiaridade com os membros da Liga desde pequeno, quando frequentou o seminário menor do Fundão e depois o da Guarda. Ele elogiou a dedicação das irmãs, comparando-as a "segundas mães", cuidando com carinho e atenção dos rapazes "sem fazerem barulho".

Quanto ao santo fundador, D. João de Oliveira Matos, foi descrito como uma pessoa com um profundo sentido de Igreja. Ele destinou comunidades para os vários equipamentos diocesanos, incluindo seminários, o Paço, o Colégio de São José e o Centro Cultural da Covilhã.

As Eucaristias em Gonçalo e Aldeia do Bispo celebraram-se às 10:45 e às 12:00, respetivamente. Em Gonçalo, devido às obras na igreja paroquial a missa foi na capela que a foto regista. Foi distribuído material de divulgação, incluindo a oração a pedir a intercessão do venerável D. João de Oliveira Matos para obtenção de graças e favores do Céu.

Durante as celebrações, foram solicitadas vocações para a Liga, destacando a função de catequista como uma prioridade nas comunidades que estão reorganizando desse serviço neste ano letivo. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad