Avançar para o conteúdo principal

Conferência P. Manuel Martins de Almeida, Oração de vésperas (Sé catedral), e às 18.00 horas - Eucaristia , P. Manuel Pereira de Matos

 


Iniciar com a referência aos senhores padres das paróquias de Sé e S Vicente
Hoje a Liga dos Servos de Jesus servas internas e servos externos, amigos, simpatizantes e  paroquianos encheram o salão paroquial para assistir a Conferência do rev padre José Manuel Martins de Almeida sobre a atualidade da mensagem ,carisma do Senhor D João e o contributo para a Igreja nos dias de hoje.

1. A introdução esteve  a cargo do senhor cónego Alfredo Neves que segundo ele, dum modo simples, as paróquias quiseram agradecer ao Senhor D João de Oliveira Matos a Fundação da Liga, á  Liga dos Servos de Jesus a sua importante ação na diocese e nas paróquias de ( Sé e S. Vicente) referindo alguns exemplos: Casa de Santa Luzia, Cozinha Económica, Centro Social, Colégio de S. José, Paço, Seminário, entre outros.
Agradeceu a ação dos Servos externos muitos deles sempre prontos a colaborar .
2. Seguiu-se o desenvolvimento da temática 
O Senhor padre Martins começou por clarificar alguns conceitos e explicitou que mensagem é diferente de carisma ainda que não  possam desligar-se. Dum modo simples afirmou que o Carisma é o ADN duma obra.
Fez a analogia entre um foco e a luz afirmando que o Senhor D João fez incidir a luz  do seu foco no sentido exato para entender melhor as realidades do seu tempo que ,tal como hoje, eram complicadas quer no aspeto social ,quer político e portanto o seu lema É PRECISO QUE JESUS REINE tinha de divulgado Com o apurado coração de pastor zeloso deu conta das necessidades Deu ainda conta  que Jesus  não  tinha oportunidade de implantar o Seu Reino mas que seria impossível fazer um trabalho pastoral sério sozinho .Nas suas visitas pastorais encontrou almas de grande valor humano, moral e espiritual o que tornou possível concretizar o seu grande objetivo. Teve a certeza que havia urgência e necessidade de ter Jesus mais presente na vida dos Homens e não o fez só pois conseguiu arranjar pessoas que se disponibilizaram para o trabalho conjunto. Segundo o conferencista o carisma não acrescenta nada ao evangelho nas há um novo modo de fazer, iluminar e transformar as realidades humanas e animar a vida da Igreja. Daqui fez uma reflexão ao próprio nome: "Liga dos Servos de Jesus". Servo aquele que, com liberdade, vive e está ao serviço do Reino de Deus, dá a vida, os talentos e interiormente se disponibiliza para se sentir útil no Reino de Jesus. Os servos de Jesus são leigos, devem viver no mundo, ser simples , humilde, fazer tudo por amor a Deus contribuir para a construção dum Mundo Novo ,centrados na Palavra de Deus, e na Eucaristia. O Senhor D. João em 1912 centrava a sua ação na Palavra de Deus apesar de, nesse tempo, a Bíblia ser quase proibida.
Nos tempos que correm temos necessidade de voltar a espiritualidade da Liga talvez com uma nova metodologia .
Reafirmou que a Liga serve para reunir todos os que querem ser servos, é um suporte humano e espiritual é quem une e reúne, dá testemunho, quem guarda algum fermento e põe o sal que e inevitável para que tudo tenha sabor.
 Assim sendo podemos ter a certeza que a mensagem e carisma do Senhor D. João são importantíssimos e atuais na Igreja de hoje.
Terminada a exposição seguiu - se a fase de algumas perguntas e respostas.
O momento de pausa passou por um salutar convívio á volta de umas mesas bem compostas com iguarias e bebidas quentes e frias para proporcionar a salutar confraternização .
Após esta pausa quem pôde dirigiu - se á Sé Catedral  para, sob orientação do cónego Alfredo e colaboração do Ciro da Sé rezarmos a oração de Vésperas.
A Eucaristia foi presidida pelo Senhor cónego dr. Manuel Matos, vigário geral da diocese.
Agradecemos muito aos párocos está iniciativa e queira Deus que outras surjam para bem do Reino de Cristo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad