Avançar para o conteúdo principal

Pelas paróquias do nosso Assistente Geral

Neste domingo em que liturgicamente se celebra o domingo da Palavra de Deus e coincide com o quarto dia do oitavario da Semana da Unidade dos cristãos com o tema Amarás o Senhor teu Deus ..em nome da Liga dos Servos de Jesus e com acordo do pároco Rev Senhor padre Manuel Igreja Dinis , nosso Assistente na Liga, estivemos  presentes nas Eucaristias das paróquias de Gonçalbocas e Arrifana para ,no momento oportuno, fazermos algumas considerações sobre esta grande obra da Liga dos Servos de Jesus , obra de Amor ao serviço de todos . 


Foi feita  uma introdução prévia  pelo Senhor padre Manuel e apresentação dos elementos presentes: Irmã Celeste Serva Interna, Madalena Serva Externa ,Fátima Simões e São  Alpendre amigas e colaboradoras activas da Liga .
Posteriormente ffou feita a ligação entre o dia de hoje III Domingo do tempo comum , hoje da Palavra de Deus, e o terceiro dia do oitavario da semana da Unidade dos Cristãos para interligar com a mensagem e carisma da Liga .
Foram  apresentados, analisados e distribuídos os materiais produzidos na Liga e que têm sido divulgados maioritariamente ,na diocese da Guarda durante estes meses que antecedem a Festa do Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus em 18 de fevereiro 2024 tendo o seu ponto alto na celebração da Eucaristia de Acção de Graças na Sé da Guarda, as 16 horas .
Na nossa comunicação aos paroquianos demos realce aos seguintes pontos:

1.Atualidade da mensagem e carisma  do Venerável  Senhor D João na igreja de hoje . 
2. Apelo á leitura atenta ,em família, dos materiais a serem distribuídos para recordarem a biografia , obra e orações que como batizados devemos ter presentes diariamente .
3. O que é a Liga dos Servos , quem pode pertencer , como devem viver e onde estão presentes.
4. Realçámos  o valiosíssimo trabalho desenvolvido pelas Comunidades nas vertentes :espiritual ( formação e catequese infância, jovens e adultos),  social ( creches e lares), de apostolado ( evangelização ) e ensino (Outeiro e Cerdeira) ...e sócio- caritativa.
5. Apelámos á oração e convidámos á participação nas atividades mensais da Liga ao longo do ano e na participação na Eucaristia de Acção de Graças na data atrás referida, e na visita á exposição aberta ao público  na Expoeclesia sobre o percurso e objectos que ao Senhor D João e á Liga ,dizem respeito.
Fomos muito bem acolhidas nas duas paróquias. Numa delas a primeira leitura  e na outra o cantar do salmo .Terminámos com a frase que nos enche a alma É PRECISO QUE JESUS REINE.
Esperamos que esta partilha, esta pequena semente hoje espalhada dê algum fruto, segundo a vontade de Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad