Avançar para o conteúdo principal

Convite deixado pela irmã Irene, na comunidade que se reúne na igreja de São Tiago, na Covilhã

 A coordenadora da Liga dos Servos de Jesus, Irmã Irene Fonseca, aceitou o convite do Padre Sérgio Nunes, sacerdote jesuíta, para se deslocar à Covilhã, onde participou nas três eucaristias dominicais, nos seguintes horários: 9:00, 11:30 e 19:00, celebradas na Igreja de São Tiago.


Em cada celebração, foi convidada a proclamar uma das leituras sugeridas pela liturgia do II Domingo do Tempo Comum. E teve a oportunidade de partilhar o bem que a Liga dos Servos de Jesus tem realizado ao longo de 100 anos, na Covilhã em particular.

Embora a presença do Senhor D. João, nesta cidade da Beira Baixa não seja do conhecimento geral, é reconhecida e valorizada a ação contínua das irmãs no Abrigo dos Pequeninos - Nossa Senhora da Conceição e no Centro Cultural e Social.

Nas três missas paroquiais, foi feito o convite para a participação na Eucaristia em comemoração aos 100 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus, na Sé da Guarda, no dia 18 de fevereiro, às 16:00.

A Irmã Irene testemunhou que foi sempre calorosamente acolhida e que, no final de seu testemunho em cada eucaristia, o celebrante reforçou os pontos principais abordados, especialmente a possibilidade de se rezar a oração entregue na pagela a cada um, pedindo a intercessão do venerável D. João para se obterem graças especiais.

A mesma irmã Irene destacou que, apesar da intensa chuva no dia, invariavelmente, ao final de cada missa, várias pessoas a rodearam, ansiosas por partilhar conhecimentos e sentimentos ou para saberem mais sobre a Liga dos Servos de Jesus e seu fundador.

Um detalhe interessante foi o desabafo do Padre Sérgio, que, tendo sido seminarista na Guarda, sente que deveria ter colaborado com o jornal A Guarda quando foi convidado pelo Dr. Sanches de Carvalho. Este comentário relaciona-se o biografo do fundador da Liga dos Servos de Jesus mas, também, com o interesse do Senhor D. João na imprensa católica, particularmente através do Amigo da Verdade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad