Avançar para o conteúdo principal

Encontro de antigos alunos do Instituto de S. Miguel

 


Fernando Capelo, Cronista no Capeia Arraiana, descreveu assim o encontro de antigos alunos do Instituto de S. Miguel, no Outeiro:

Dia 19 de agosto, constituiu a primeira de diversas festividades que culminarão no dia 11 de fevereiro de 2024.


O evento teve inicio pelas 09:00 horas com a receção dos intervenientes. Meia hora mais tarde teve lugar a sessão de abertura, no auditório, tendo sido apresentada a Comissão Organizadora e a Direção do Instituto de São Miguel e da Liga dos Servos de Jesus.

Às 10:30 realizou-se uma visita à exposição de ofertas e obras de antigos alunos.

Pelas 11:15 através de uma visita guiada «aconteceu» uma autêntica viagem no tempo com os antigos alunos a revisitar as instalações e espaços de lazer e recreio.

Seguiu-se uma missa solene presidida pelo bispo da diocese da Guarda, D. Manuel Clemente, que principiou a homília cumprimentando e agradecendo a presença de todos e salientando, a enorme importância da atuação do Instituto de São Miguel, sobretudo nas áreas sociais e de ensino.

Às 13:00 horas iniciou-se um almoço terminado com um momento musical com a atuação de antigos alunos.

Pelas 17:30 procedeu-se ao encerramento do encontro tendo os antigos alunos fornecido contactos com vista a futuras realizações.

cfr.
https://capeiaarraiana.pt/2023/08/23/encontro-no-outeiro-de-sao-miguel/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad