Avançar para o conteúdo principal

TEMOS A CONVICÇÃO QUE O SR. D. JOÃO É SANTO

 1. O postulador do processo de canonização do sr. D. João de Oliveira Matos.

O postulador que acompanhou o processo até agora, e conduziu-o até à fase em que as virtudes heroicas do Servo de Deus foram reconhecidas, em 3 de junho de 2013, pelo Papa Francisco, já não poderá continuar devido à idade. Setembro, próximo, o sr. D. Manuel e o sr. D. António Moiteiro irão a Roma para falar com o postulador que possivelmente irá ficar com o processo, e que vive em Roma: Monsenhor Fernando Matos, que até já aceitou mas que falta ainda ser nomeado. Sê-lo-á, com autorização do sr. bispo da Guarda, pela coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, uma vez que esta, é uma causa da Liga.



2. Em que fase está o processo?

No próximo ano, em 2023, fará 10 anos que o sr. D. João de Oliveira Matos foi declarado venerável. O milagre que tínhamos anteriormente vamos ter que deixar de contar com ele porque, embora os médicos que acompanharam a cura tenham dito que medicamente não tem explicação, os médicos de Roma não a aceitaram como elegível como um caso extraordinário.

Neste momento, o coordenador dos servos externos, o Jorge Craveiro, soube que uma menina estava muito mal. De hospital em hospital, há o registo de como a sobrevivência desta criança se está a acontecer. Do evoluir da situação poderá resultar que os médicos de Roma aceitem este, como um milagre. A opinião de dois médicos portugueses, a quem os relatórios foram mostrados, eles tiveram dúvidas quanto a tratar-se de um autêntico milagre.

Está escrito um outo caso em que uma mãe, grávida, e com incompatibilidade de sangue com o feto, recorreu ao sr. D. João e o bebé nasceu bem, é saudável.



3. Novena ao sr. D. João

Sabemos que identificar casos como elegíveis para evidenciar a intercessão milagrosa do sr. D. João, e a invocar do Servo de Deus para nos conceder as graças que necessitamos, pode ser feito por qualquer pessoa. Era uma questão de haver mais pessoas sensibilizadas para a causa. Mas, a reportagem de graças, recebidas no secretariado da Liga dos Servos de Jesus, têm diminuído. Menos graças publicadas é algo que compromete a celeridade do processo.

Está muito doente o sr. padre Joaquim António Morais, da nossa diocese, e foi-lhe prometido que como Liga, lhe iríamos começar uma novena em ordem à intercessão do sr. D. João na sua cura. Podemos-mos empenhar todos nisso? E propomos também a irmã Maria José Couto Matos, para a oração de toda a Liga.

Vamos fazer a violência da fé, para que Deus nos dê um sinal, por intercessão do fundador que veneramos.

Comentários

Madalena disse…
Obrigada pelo reavivar da memória e pelo excelente apelo ao compromisso de rezarmos e estarmos atentos a graças que possam acontecer e não serem comunicadas.tsl como a urgência das novenas a fazer
Madalena Pinto Silva
José Baptista. disse…
Prezados membros do Grupo. Preciso de ler um livro da autoria de José Afonso Sanches de Carvalho, intitulado "Passou Alguém entre a Gente - Graça e Personalidade."
Se alguém tiver ou souber onde posso encontrar este livro agradeço que me informem. Podem contactar-me pelo 930 418 664.
Desde já fico grato pela vossa colaboração.
José Santos Baptista
José Baptista. disse…
Prezados membros do Grupo. Preciso de ler um livro da autoria de José Afonso Sanches de Carvalho, intitulado "Passou Alguém entre a Gente - Graça e Personalidade."
Se alguém tiver ou souber onde posso encontrar este livro agradeço que me informem. Podem contactar-me pelo 930 418 664.
Desde já fico grato pela vossa colaboração.
José Santos Baptista

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...