Avançar para o conteúdo principal

Ecos da Festa da Liga

 

Graças a Deus, este ano 2022, celebrámos a Festa da Liga sem restrições.

Iniciámos sexta feira, dia 26 de agosto, com uma importante catequese sobre o capítulo IV da Lumen Gentium "Os Leigos", brilhantemente orientada pelo nosso Assistente, Rev. padre Manuel Igreja Dinis.

Posteriormente, em Assembleia, os servos externos reencontraram amigos, simpatizantes e servos externos para troca de impressões, sugestões e reajuste de endereços/ contactos.



Para nós, os momentos fortes foram: as duas Eucaristias, a Adoração Eucarística, a homilia de sua Excelência Reverendíssima, o nosso Bispo D. Manuel Felício, as intervenções de D. António Moiteiro e de D. Diamantino.


Para que a cor e alegria continuassem e a oração nunca faltasse, até ao último minuto, na sessão da parte de tarde do dia 27 de agosto, fomos brindados com uma bela representação cénica da biografia do Venerável Senhor D. João e com a Avé Maria de Shubert.


Agradecemos, do fundo do coração, às Irmãs tanto trabalho, empenho, carinho e hospitalidade.

Cremos que o coração bateu forte em muitos de nós e oxalá saibamos honrar o nosso compromisso de servos externos elevando e aumentando a nossa prece, como nos foi pedido, dizendo: “É Preciso que Jesus Reine”. Bem hajam.

Abraço

Madalena e Fortunato

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad