Avançar para o conteúdo principal

«Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho...Rezem,sorriam, pensem em mim. Rezem por mim!»

              
A IRMÃ GABRIELA, NUMA PARTIDA DISCRETA!
Faleceu, no dia 04 de novembro de 2016, no Hospital da Guarda, a Ir. Gabriela Ferreira Antunes, Serva de Jesus. Nasceu em Vila Nova de Tazem no ano de 1931.
Foram seus pais: Henrique Antunes e Maximina da Conceição. Família numerosa. Enamorada dos valores do alto, aproximou-se da espiritualidade de D. João de Oliveira Matos e consagrou-se para sempre aos ideais da Liga dos Servos de Jesus. Para ela trabalhou totalmente servindo-a na comunidade da Cerdeira do Côa. Entregue às lidas domésticas, serviu às mesas e na lavandaria da mesma comunidade. A sua saúde lentamente se foi esgotando. A parte final passou-a no leito, na casa de S. João de Deus. A idade, como diz o povo, não perdoa.
Morreu discretamente, tal como sempre viveu.
Velada na Comunidade da Cerdeira do Côa, teve missa de sufrágio na Igreja matriz. Presentes, além do Assistente Geral que presidiu, o pároco P. António Fonseca Coelho, o P. Serafim Reis, P. Manuel Geada Pinto, P. Joaquim Álvaro de Bastos.
Seus irmãos, sobrinhos e demais familiares acompanharam o seu ente querido. Terminadas as exéquias fúnebres, rumou-se ao cemitério local com orações, cânticos e comoção pela irmã Gabriela, dando ainda graças a Deus pela vida e amor dela sempre ao serviço de todos.
Durante a liturgia eucarística o Assistente Geral (P. Alfredo) não deixou de acentuar a discrição, simplicidade e generosidade desta irmã. Tão discreta que poucos se lembravam de ela ter sido das primeiras, senão a primeira ministra extraordinária da Comunhão. Este ministério exerceu-o ela de forma exemplar visitando os doentes e acamados dessa povoação.
Recordava-nos a primeira leitura da eucaristia escolhida: “ …descansem agora, dos seus trabalhos”. É isso que continuamos a pedir para ela. Que junto de Deus O louve sempre e que, discretamente, não deixe de interceder pelos seus e pela Liga a quem sempre serviu.
A toda a família enlutada as nossas condolências, amizade e carinho pela vossa amável presença em todas as circunstâncias.
                                    

Comentários

Do alto da Cruz chamei por ti
E tu atendeste-me Meu Deus

E assim a nossa vida cada um tem de saber levar a sua Cruz
E clamar por Deus a todo o momento que venha ao nosso auxilo

Da mesma forma que o bom ladrao pedia a Jesus na sua Cruz
Lembra-te de mim quando estiveres no paraiso
Jesus lhe respondeu hoje mesmo estaras comigo no paraiso
Esta caminhada por muito longa que nos pareca sera sempre breve
Devemos pedir a Deus que nos indique o caminho do paraiso
Esse foi-nos ja indicado na nossa catequese quando era-mos pequeninos mas a medida que nos transforma-mos em adultos esquecemos e perdemos o verdadeiro rumo desse caminho
Temos de pedir a Jesus que nos de forca e nos de coragem para suportar a nossa cruz que nos leva ao paraizo
Paraiso esse ser ja possivel viver aqui neste mundo se souber-mos viver como irmaos no amor de Cristo
Temos na verdade um amigo que nos ama e seu nome e Jesus
Assim aprendi quando de pequeno cantava essa cantiga a Jesus
Nao basta cantar e preciso sentir a sua presenca no coracao de nos mesmos e ver em cada irmao o amor de Jesus
Mas vivemos afastados daquilo que verdadeiramente faz sentido
Porque nos perdemos e nao encontramos a saida para a crise das nossas vidas
Quando ela e simples e tao presente pois esta bem junto de nos
So o amor vence por isso Jesus disse Amai-vos uns aos outros como eu vos amei mas e tao dificil
o orgulho do homem impede tal caminho
Esta aqui o segredo para atingir o paraizo

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...