Avançar para o conteúdo principal

Toda a criação fala da bondade de Deus e as Suas leis é para nos tornarmos melhores...

 
 
Casa de Trabalho  Jesus, Maria , José - Rochoso
 
No dia 26 de novembro de 2016 reuniram-se na Comunidade do Rochoso Membros da Liga dos Servos de Jesus, internos , externos e simpatizantes para ,  um dia de formação e  convívio..  Éramos  cerca de sessenta pessoas. Orientou a formação o Senhor Pe. Ângelo Miguel tomando como tema: « A Evangelização na  encíclica “Laudato Si” ». Esta encíclica tem como tema central a ecologia e  ela nos revela  que tudo é  Criação de Deus e em tudo está o “dedo de Deus”.




Deixamos expressos alguns excertos do que nos foi dito e recomendamos  a leitura e estudo da mesma encíclica.
A ecologia é compromisso humano e é , essencialmente,  compromisso cristão. O  compromisso cristão é maior porque nós temos a referência de Deus Criador…
A violência que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se no solo, na água, no ar, nos seres vivos !!! De uma forma clara  é-nos dita a importância de que é preciso” salvar a vida no sentido geral para que o homem” casa comum” tem o sentido mais verdadeiro do que é habitar num sítio, numa casa, num lugar. Cuidar do planeta é missão de todos e não só de alguns.
Conversão ecológica global… e para entrar dentro da ecologia teremos de levar connosco o que se chama desenvolvimento sustentável.
«Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, destruindo as florestas naturais ou destruindo as zonas húmidas; quando os seres humanos contaminam as águas, o solo, o ar… tudo isso é pecado.» Porque  «um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus»
 
Assim, evangelizar parte de atitudes como: olhar para o mundo vendo o amor de Deus. Contemplar Deus para alcançar o amor. Transmitir através da vida e do testemunho.
  Todos os seres humanos refletem , em si uma «centelha  da sabedoria e bondade de Deus»  ( nº 69). Trazem em si uma mensagem e presença/marca estrutural da Trindade (Nºs 84 e 85)
Tudo é uma carícia de Deus.
(Nº 201) «A maior parte dos habitantes do planeta declara-se crente e isto devia levar as religiões a estabelecerem diálogo entre si, visando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres, a construção duma trama de respeito e de fraternidade                                    

NOVA ESPIRITUALIDADE que passará por:
-repensar a noção de qualidade de vida;
- crescimento na sobriedade;
- evitar a dinâmica do domínio ou da acumulação;
 -ter menos não é ter menos vida;
- o amor cristão tornar-se político e civil;
- integrar o valor do descanso e da festa;
- TUDO FALA DA TRINDADE: amor, comunhão, relação perfeitas!!!

A Nossa Senhora, Mãe e Rainha, Senhora da Misericórdia...
pedimos a sua bênção e intercessão junto de Jesus para toda a Humanidade...



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad