Avançar para o conteúdo principal

«Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho...Rezem,sorriam, pensem em mim. Rezem por mim!»

              
A IRMÃ GABRIELA, NUMA PARTIDA DISCRETA!
Faleceu, no dia 04 de novembro de 2016, no Hospital da Guarda, a Ir. Gabriela Ferreira Antunes, Serva de Jesus. Nasceu em Vila Nova de Tazem no ano de 1931.
Foram seus pais: Henrique Antunes e Maximina da Conceição. Família numerosa. Enamorada dos valores do alto, aproximou-se da espiritualidade de D. João de Oliveira Matos e consagrou-se para sempre aos ideais da Liga dos Servos de Jesus. Para ela trabalhou totalmente servindo-a na comunidade da Cerdeira do Côa. Entregue às lidas domésticas, serviu às mesas e na lavandaria da mesma comunidade. A sua saúde lentamente se foi esgotando. A parte final passou-a no leito, na casa de S. João de Deus. A idade, como diz o povo, não perdoa.
Morreu discretamente, tal como sempre viveu.
Velada na Comunidade da Cerdeira do Côa, teve missa de sufrágio na Igreja matriz. Presentes, além do Assistente Geral que presidiu, o pároco P. António Fonseca Coelho, o P. Serafim Reis, P. Manuel Geada Pinto, P. Joaquim Álvaro de Bastos.
Seus irmãos, sobrinhos e demais familiares acompanharam o seu ente querido. Terminadas as exéquias fúnebres, rumou-se ao cemitério local com orações, cânticos e comoção pela irmã Gabriela, dando ainda graças a Deus pela vida e amor dela sempre ao serviço de todos.
Durante a liturgia eucarística o Assistente Geral (P. Alfredo) não deixou de acentuar a discrição, simplicidade e generosidade desta irmã. Tão discreta que poucos se lembravam de ela ter sido das primeiras, senão a primeira ministra extraordinária da Comunhão. Este ministério exerceu-o ela de forma exemplar visitando os doentes e acamados dessa povoação.
Recordava-nos a primeira leitura da eucaristia escolhida: “ …descansem agora, dos seus trabalhos”. É isso que continuamos a pedir para ela. Que junto de Deus O louve sempre e que, discretamente, não deixe de interceder pelos seus e pela Liga a quem sempre serviu.
A toda a família enlutada as nossas condolências, amizade e carinho pela vossa amável presença em todas as circunstâncias.
                                    

Comentários

Do alto da Cruz chamei por ti
E tu atendeste-me Meu Deus

E assim a nossa vida cada um tem de saber levar a sua Cruz
E clamar por Deus a todo o momento que venha ao nosso auxilo

Da mesma forma que o bom ladrao pedia a Jesus na sua Cruz
Lembra-te de mim quando estiveres no paraiso
Jesus lhe respondeu hoje mesmo estaras comigo no paraiso
Esta caminhada por muito longa que nos pareca sera sempre breve
Devemos pedir a Deus que nos indique o caminho do paraiso
Esse foi-nos ja indicado na nossa catequese quando era-mos pequeninos mas a medida que nos transforma-mos em adultos esquecemos e perdemos o verdadeiro rumo desse caminho
Temos de pedir a Jesus que nos de forca e nos de coragem para suportar a nossa cruz que nos leva ao paraizo
Paraiso esse ser ja possivel viver aqui neste mundo se souber-mos viver como irmaos no amor de Cristo
Temos na verdade um amigo que nos ama e seu nome e Jesus
Assim aprendi quando de pequeno cantava essa cantiga a Jesus
Nao basta cantar e preciso sentir a sua presenca no coracao de nos mesmos e ver em cada irmao o amor de Jesus
Mas vivemos afastados daquilo que verdadeiramente faz sentido
Porque nos perdemos e nao encontramos a saida para a crise das nossas vidas
Quando ela e simples e tao presente pois esta bem junto de nos
So o amor vence por isso Jesus disse Amai-vos uns aos outros como eu vos amei mas e tao dificil
o orgulho do homem impede tal caminho
Esta aqui o segredo para atingir o paraizo

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad