Avançar para o conteúdo principal

"Laudato Si" - do Papa Francisco - foi a base do tema da formação




 FORMAÇÃO ,  ORAÇÃO , CONVÍVIO...

Realizou-se no passado dia 11 de outubro, no outeiro de S. Miguel, (14.00-17.30 horas), uma Acção de Formação para os (as) Colaboradores (as) do Instituto de S. Miguel. A mesma formação esteve a cargo do Senhor Padre Alfredo Pinheiro Neves, Assistente Geral, da Liga dos Servos de Jesus.
A temática versou sobre o conteúdo da última encíclica do Papa Francisco: “Laudato si” sobre o cuidado da casa comum.
Pelas 14.20 horas iniciou-se o estudo referente aos três primeiros capítulos. O quarto capítulo foi apenas referenciado. Das 15.15 horas até às 16.45 horas todas os participantes foram convidados a recolherem, por escrito, as diferentes propostas de acção elencadas pelo papa no quinto capítulo da referida encíclica.
Realizado este trabalho em alegre intercâmbio, passou-se ao estudo/oração do último capítulo. Este (estudo/oração) decorreu já na capela do Outeiro. Assim tornou mais visível o ensino do Santo Padre. Muitos elementos relacionados com a Natureza foram colocados em torno do altar. Nele, como não podia deixar de ser teve lugar primordial o presépio e o Pão Eucarístico. Cantou-se, rezou-se, implorou-se e recebeu-se a bênção de Deus.
Finalmente, no refeitório, partilharam-se ideias e ainda um delicioso lanche trazido das diferentes “casas” oferecido pelos muitos participantes e colaboradores do Instituto. O tempo passou ainda mais rápido. Era necessário partir. Alguns tinham vindo de longe… Despedimo-nos. O número de participantes rondou os 170 elementos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad