Avançar para o conteúdo principal

"As intuições do Fundador da Liga dos Servos de Jesus" - Conferência proferida em 7 outubro 2023

 Hoje 7 de outubro, às 11 horas, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, teve início o Ciclo de conferências (abertas) incluídas na celebração do Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus.

O tema de hoje "As intuições do Fundador da Liga dos Servos de Jesus” foi proposto pelo o vice postulador da causa de beatificação/canonização do servo de Deus e atual bispo de Aveiro, que com propriedade foi apresentado à assembleia, pelo sr. vigário geral, Dr. Manuel Alberto Pereira de Matos,  como: a pessoa viva que mais sabe, estudou, leu e produziu documentação sobre a vida do sr. D. João.


Na sua dissertação o sr. D. António Moiteiro Ramos começou por contextualizar o homem que teve estas intuições importantes: a sua espiritualidade e ação pastoral, o seu percurso em contexto político adverso mas ao qual soube adequar-se. 

Três documentos serviram de base à comunicação: A ata da Fundação da Liga; o processo de Ordenação Episcopal, do Senhor D. João, que só recentemente ficou disponível para consulta; e, o Decreto da proclamação das Virtudes Heroicas.

Os referidos documentos foram propostos à nossa consideração particularizando alguns pormenores e testemunhos da vida deste santo declarado venerável.

Enquanto ouvíamos o orador,  edificamo-nos com as virtudes, piedade, dedicação e zelo apostólico do sr. D. João de Oliveira Matos, acompanhámo-lo, mentalmente, nas visitas pastorais, ali, onde brotaram as suas mais importantes intuições, quase o ouvimos na sua pregação, também interiormente nos ajoelhamos em oração e adoração, diante do Santíssimo Sacramento, e, crescemos em devoção a Nossa Senhora.


Terminada a conferência houve ainda um tempo para perguntas e comentários.

Para finalizar o sr. D. Manuel da Rocha Felício, com a voz em brasa, dava por terminada a iniciativa com as seguintes palavras: "nós os sacerdotes devemos ser capazes de identificar as pessoas que temos à frente para que as ações pastorais sejam de uma Igreja em saída como aquela que nos indica o Sínodo que está a decorrer e que pela primeira vez já não conta apenas com bispos nas suas assembleias".

O efeito deste encontro foi inequívoco, despertou-nos para a leitura e releitura dos documentos citados pelo que muitos, no final, nos precipitamos para os livros com os escritos espirituais anteriormente publicados, do sr. D. João.

Os sacerdotes presentes, as servas e servos internos e externos, os amigos e simpatizantes, todos os que estivemos presentes, unidos aos agradecimentos dirigidos pelo nosso bispo, D. Manuel da Rocha Felício ao conferencista, o sr. D. António Moiteiro Ramos, foi com um bem-haja que começamos a acalentar o propósito de nos reencontrarmos na próxima conferência dia 18 de novembro às 11 horas, no mesmo local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad