Avançar para o conteúdo principal

PARABÉNS À LIGA DOS SERVOS DE JESUS

 Hoje, 11 de fevereiro de 2023, servas internas, servos externo, amigos e simpatizantes pudemos celebrar festivamente o nonagésimo nono aniversário da fundação da Liga dos Servos de Jesus. Para que todos pudéssemos ficar mais enriquecidos, mais envolvidos, corresponsabilizados e comprometidos, destacamos os quatro momentos marcantes da festa: 

1.º Uma reflexão escrita de forma clara e objetiva, (e facultada a todos os presentes), elaborada pelo reverendo padre Manuel Igreja. Toda a catequese foi fundamentada na Palavra Bíblica e escritos do venerável senhor D. João. Esta primeira parte terminou como tinha começado, com uma oração fervorosa .

2.º A Eucaristia (vespertina). Foi presidida por sua Exa. reverendíssima, o nosso bispo D. Manuel Felício .

Na sua homília destacou com bastante ênfase a necessidade de se delinearem, de modo claro e objetivo, as atividades, etapas e estratégias  que se irão desenvolver neste ano de 2023 que culminará com a celebração do centenário da fundação da Liga dos Servos de Jesus, reforçando que não poderá  haver desvio algum, do carisma desta obra.


3.º A adoração ao Santíssimo Sacramento - pelas Vocações para a Liga dos Servos de Jesus orientada pelo nosso Assistente – P.e Manuel Igreja, e com a participação activa nas leituras, de alguns textos, preces salmos e orações, por por servas internas, servos externos e amigos da Liga dos Servos de Jesus. Foi um momento muito nosso, muito marcante, com um ritmo que permitiu a todos estar diante d’Aquele que tudo pode. Tivemos oportunidade de ouvir a Sua voz no silêncio Orante que foi proposto ao longo da adoração Eucarística. Houve vários testemunhos que realçaram aquela paz de espírito que pudemos vivenciar.

4º. O momento festivo e descontraído, vivido na sala onde cantamos os parabéns e fomos presenteados com um delicioso bolo, servido e acompanhado com algo que hidratasse as gargantas após os cânticos que embelezaram as duas horas de Eucaristia e adoração.


Houve, para finalizar, muitos encontros e cumprimentos entre os presentes e amigos que também é para isso que estes encontros de aniversário se organizam.


É PRECISO QUE JESUS REINE. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad