Avançar para o conteúdo principal

Curso Bíblico no centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos

 No Outeiro de S Miguel, nesta noite fria, demos continuidade às nossas catequeses do estudo da Bíblia.

Com um grupo mais reduzido iniciámos a sessão com a invocação do Espírito Santo.


De seguida o reverendo sr. padre Manuel Igreja fez a revisão oral dos últimos conteúdos. Reiniciámos o estudo do profeta Isaías e a sua experiência da vocação.

Foi ressaltada a ação dos profetas que defendiam o Deus Uno, Transcendente e Santo.

Tendo em conta que o grupo era mais pequeno foi possível que um maior número dos participantes lessem os textos bíblicos citados no guião, de modo a contextualizar e entender melhor as palavras do profeta Isaías (segundo e terceiro Isaías).

Terminado este profeta iniciámos o estudo e análise do Livro de Jeremias, o profeta sofre e é perseguido (Jer. 20,7-9).

Os oráculos de Jeremias exprimem de modo constante, o castigo de Deus para o Povo Eleito.

A sua doutrina teológica atinge grau elevado e espiritual sobretudo no que diz respeito à Nova Aliança (Jer. 31, 31-34) que marca uma relação de fé e de interioridade do Homem com Deus.

A personalidade deste Profeta é transmitida pelos seus escritos (Cap. 26; 28; 29; 36; 37; 44; 45; 51; 59 e 64).

É um profeta desgraçado e obrigado a pregar a desgraça.

Jeremias vive a desgraça dum povo que abandonou Deus. Povo pouco esclarecido e envolvido em conflitos , injustiças e que ,por isso, caiu em desgraça e na desintegração. Perante tanta desorientação, Jeremias conserva a cabeça fria, denúncia os erros, as más opções políticas e não se deixa influenciar pelo que dizem os falsos profetas oportunistas e interesseiros. Desmascara a falsa segurança e o medo.

Dado o adiantado da hora, demos por terminada a sessão.

Agradecemos a Nossa Senhora a possibilidade destes encontros, facultados pela sabedoria e trabalho do sr. padre Manuel e a cordialidade das irmãs que nos recebem sempre com afabilidade.

No final soubemos que era o dia de aniversário da Irmã Gaspar, 17 de fevereiro; então, cantámos-lhe os parabéns e desejámos saúde e proteção divina.

Na próxima semana, dia 24 teremos um novo encontro.

(Madalena Silva)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad