Avançar para o conteúdo principal

Mais uma sessão do curso bíblico

 Nesta primeira sexta feira de Quaresma e com um grupo mais numeroso, iniciámos mais uma sessão do curso bíblico com a invocação do Espírito Santo . O nosso Assistente padre Manuel Igreja, como bom pedagogo, fez uma revisão geral da matéria para integrar os que não puderam estar presentes na sessão anterior e reavivar a memória dos que estivemos presentes. Demos continuidade ao estudo e reflexão do livro do profeta Jeremias, profeta "da desgraça* com os seus desabafos com Deus e a sua oração desesperada conforme relato das suas confissões nos capítulos 11/15/ 17 /18/ e 20. Das suas confissões emanam os sofrimentos,  rogos, orações desesperadas e desilusões (Jeremias 20, 7-18) por causa do povo desviado e transgressor apesar da sua confiança em Deus Uno , Transcendente e Santo . Em jeito retrospetivo relemos Segundo Isaías ( Deutero-Isaías) 53,1-12 . Há quem afirme que estas palavras são relatadas e baseadas  nos sofrimentos do profeta Jeremias - o mais expressivo servo sofredor. Mas, outros vêm neste relato: Jesus Sofredor. 


Como resumo relemos algumas passagens mais significativas do Livro de Jeremias.

1: vocação de Jeremias

2: a alegoria da vinha

3: o pranto do profeta

4: o Senhor e os ídolos pagãos 

5: a progressão dos maus e as interrogações do profeta a Deus

6: a bilha quebrada

7: a nova confissão do profeta

8: a Nova Aliança 

Terminado Jeremias rapidamente comentamos o Livro das Lamentações e a sua particularidade: as quatro Lamentações em verso e com início de cada estrofe com a sequência do alfabeto hebraico .A quinta Lamentação não se inicia com essa característica. O autor deste livro lamenta- se da situação miserável de Israel e da sua humilhação. Em Baruc  poderemos descobrir a situação dos desterrados da Babilónia após a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor. Depois duma breve descrição oral deste livro iniciámos o Livro do profeta Ezequiel filho do sacerdote Buzi e ele próprio sacerdote .No meio dos exilados exerce a sua missão profética. Dado o adiantado da hora deu- se por terminado o encontro. O Rev. padre Manuel relembrou o retiro do próximo dia 4 e dia 10 , a  sessão de Estudo Bíblico .

Terminámos com a Avé Maria de agradecimento a Jesus  , ao nosso Assistente pelo seu esforço e às Irmãs do Outeiro  pelo bom acolhimento .

A todos , votos de Santa Quaresma


(texto de Madalena Silva)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad