Avançar para o conteúdo principal

“Em tudo Caridade; nas ofensas, perdão! Santos a transbordar de Amor”. (Amigo da Verdade, nº 217/1931)

VOLTAR AO TEMPO COMUM É CONTINUAR A CELEBRAR O MISTÉRIOResultado de imagem para tempo comum
DOS GRANDES ACONTECIMENTOS

“ Cada um ponha ao serviço dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graça de Deus, tão variada nas suas formas. Se alguém fala, diga palavras de Deus; se alguém exerce um ministério, faça-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo seja Deus glorificado, por Jesus Cristo”. (1ª Pedro 4,10-11)
Terminadas as grandes celebrações pascais, vividas de modo festivo e jubilar, voltamos ao denominado “Tempo Comum”.
É o regresso à vida do dia-a-dia, à dinâmica do hora-a-hora, das realidades deste mundo sempre a transformar, do confronto direto com os eternos problemas: a nossa condição tão humana, quanto frágil; as faltas e quedas tão habituais da nossa existência; a fugacidade da nossa existência; a coragem do recomeçar em cada dia.
Mas, quantas vezes, o desânimo, a falta de objetivos e as metas não atingidas nos marcam negativamente impedindo ou obstaculizando a nossa caminhada. São também marcas na nossa caminhada o cansaço, o desgaste, a interrogação, a estranha sensação de se fazer o caminho sozinho. Mas refletindo um pouco mais, apercebemo-nos que, pelo menos um dia por semana, no primeiro, no domingo, voltamos a celebrar o mistério dos grandes acontecimentos da nossa fé.

  • É o dia do Senhor, o dia do louvor, do bendizer, do aclamar, do saber pedir e sobretudo o de adorar.
  • É o dia da vitória da vida sobre a morte. É o dia da Ressurreição.
  • É o dia do Repouso, do retemperar forças, da intimidade com a pessoa amada, da reflexão e provavelmente o tempo mais oportuno para a reconciliação consigo mesmo, com a vida e com os demais.
  • É o dia de uma nova partida, de uma nova entrega, de maior generosidade.
  • É o dia do meu tempo, da minha liberdade da minha realização.
  • É o dia que se revela bem pequeno, para o significado de que se deve revestir. Às vezes…

Às vezes, infelizmente, quase sempre para os mais sacrificados, continua a ser:
    • Um dia de mais trabalho, de mais entrega, de maiores exigências;
    • Um dia sem direitos e também sem recompensa;
    • Um dia rotineiro e no qual se devem realizar as tarefas mais monótonas e acumuladas durante toda a semana;
    • Um tempo de solidão, de amargura e tristeza;
    • Um tempo “fora do comum”, sem celebrações afetivas ou porventura, quando celebradas, com sabor a pouco;
    • Um tempo desprovido de sabor a festa. Antecâmara de mais uma semana que se avizinha carregada de imprevistos, de trabalhos, de meras e gastas rotinas.

É preciso inverter estas situações. É necessário celebrar também no “Tempo Comum” o mistério dos grandes acontecimentos salvíficos da e na nossa vida.
O “Tempo Comum” tem de ser também um tempo de crescimento da nossa fé, da nossa esperança e sobretudo do Reino de Deus. Tem de ser um tempo de realizar a caridade servindo, louvando e bendizendo o nosso Deus.

Voltar ao “Tempo Comum” é continuar a celebrar a Eternidade do nosso Deus. A grandeza das Suas obras. O Amor com que se nutre a nossa existência, o valor que temos para Ele e as Maravilhas que operou e continua a operar connosco sempre numa dinâmica de realização, salvação e serviço incondicional ao outro. Um desafio. Uma aposta. Uma vivência bem diferente neste tempo único quanto o apelidamos de “Comum”.

Não deixa de ser expressão de “Tempo Comum” a proposta de D. João de Oliveira Matos em ordem ao apostolado fecundo e que elencámos, tempos atrás, como propósito neste mês de Junho:
Em tudo Caridade; nas ofensas, perdão!
Santos a transbordar de Amor”.
(Amigo da Verdade, nº 217/1931)
A santidade, o perdão e a caridade, quando realizadas, são sempre grandes celebrações. Para elas não há “Tempo Comum”, Festivo” ou de “Solenidade”. Quando acontecem são tempo de Graça, de Grandeza, de Ternura e sobretudo
– Tempo de Deus –
Este sim o mais importante em toda a nossa vida.



Resultado de imagem para amor

Guarda, 01-06-2018
_____________________
P. Alfredo Pinheiro Neves
Assistente Geral


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima