Avançar para o conteúdo principal







FESTA NA CASA DE SÃO PEDRO – FIGUEIRA DA FOZ
Como já vem sendo hábito, uma vez mais, realizou-se na casa de São Pedro – Buarcos -  Figueira da Foz, a Festa dos “finalistas” que, no próximo ano letivo, deixam esta sua casa para ingressar na escola.
Presentes e vestidos com gabarito, meninos e meninas acompanhados de seus pais e outros familiares comparecera para a festa..
Às 10.30 horas, como estava combinado, celebrou-se a Eucaristia de ação de graças. As suas vozes encheram o espaço e os seus gestos cativaram definitivamente os seus pais e todos os presentes..
Presidiu à Eucaristia o Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, Senhor Pe. Alfredo Pinheiro Neves. Participaram nas leituras os pais e outros leitores convidados.
O Evangelho falava da árvore que dá bons frutos e de não sermos lobos devoradores.
 Este tema serviu de base a um interessante diálogo com o presidente da celebração onde ficou provado o conhecimento profundo e adequado sobre maçãs, cerejas e demais frutos e respetivas árvores que os produzem. Todos eles são necessários para a nossa vida.
À sombra destas duas árvores (macieira e cerejeira) um cordeirinho e o lobo. “Estes podem residir também dentro de nós e porventura iremos encontrá-los, constantemente, na vida que nos propomos viver. As outras pessoas podem tomar essas atitudes. Teremos de estar bem atentos”, - disse-nos o sacerdote.
A celebração prolongou-se por uma hora, mas ninguém se cansou. Houve despedidas e agradecimentos, quer por parte das educadoras, por parte dos pais e de outras pessoas.
No final entregaram-se diplomas e recordações de atividades escolares realizadas ao longo do ano.
Com um misto de simplicidade e cumplicidade despediram-se as crianças das suas formadoras e auxiliares.

Parabéns a todos os que se empenharam na festa e também à Irmã Lurdes Lages que discretamente os ensaiou e os manteve “afinadinhos” em todos os cânticos da Eucaristia.
Naturalmente a festa continuou depois com muita alegria e “reinação” a partir das 15.00 horas da tarde. De permeio ficou o almoço festivo.
                                                     O      correspondente sempre atento!













                                          


Comentários

Vasco disse…
Noutro tempo
Esta casa esperava por nós uma vez por ano
Eram as antigas clonias de férias que davam vida a esta casa
Como esquecer esses belos tempos que depois de um ano de trabalho e ao vermos partir para férias muitos dos alunos da nossa casa e depois de fazermos as tarefas desde as batatas a palha o jardim ao forros bem esfregados
Éramos brindados com 15 dias em Buarcos
Como esquecer a nossa ida a lota pedir sardinha aonde nós davam baldes de bom peixe
Desde carapau a sardinha
Como esquecer as nossas idas ao circo e a tourada
Não posso deixar de lembrar a Irmã Alcides ela que com a sua habilidade tinha o jeito de tudo conseguir para os meninos da nossa casa
Eram tempos diferentes mas que ficaram marcados nas nossas memórias
Noutro tempo em que as condições eram difíceis numa camarata aonde todos dormiam
Numa casa a precisar de obras mas mesmo assim o que era mais importante era poder dar uns mergulhos
As condições de transporte aonde na velha Ford com a Irmã Prazeres numa cartinhc de nove eramos as vezes o dobro
Nada fazia falta e tudo era bem gerido
O ambiente familiar que nessa altura vivíamos permitia sonhar ...
A missa e o terço estava sempre presente
A venda do jornal amigo da verdade o clarim e a cruzada da irmã Albertina era prática corrente na divulgação do cristianismo
Cada um faça aquilo que queria
Graças a nossa caminhada na areia a escaldar faziamos novos assinantes
Como não lembrar a Irmã Ana a superiora nessa altura
Com a sua atencaa nos esperava todos os anos
Uma casa com obras mas sem o calor de outro tempo
Éramos nós que davamos vida a estas paredes
Aqui deixamos um pouco de nós mesmos aqui passamos dos melhores momentos
A colônia da casa de Buarcos era o rebuçado que a Liga na pessoa da Irmã Guilhermina nos dava
A todos aqueles que permitiram fazer sonhar tantas crianças nessa altura
O meu reconhecimento profundo
Em momento algum nos afastamos de viver o espírito do Senhor Dom João
A oração foi sempre um prato bem presente no nosso dia a dia
Valeu a pena
Obrigada a Liga dos Servos de Jesus
A nossa Obra
Obrigada a tantas das nossas Irmãs pela disponibilidade e dedicação


Vasco suisse

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima