Avançar para o conteúdo principal

Bem-aventurados os puros de coração. Aqueles que agem com intenção sincera... Os que procuram ter uma atitude e comportamento em tudo conforme à vontade de Deus... Reconciliados com Deus, consigo mesmos e com os outros, eles vivem assim em profunda paz, que irradiam à sua volta.

IRMÃ ALDA DOS REIS TEIXEIRA

Em cerdeira do Côa, no ano de 1928, nascia, da Família de: José Alves Teixeira e sua esposa: Laura dos Reis, mais dois rebentos (gémeos) a quem foram dados os nomes de: Alda dos Reis Teixeira e Isaías Reis Teixeira. Engrossaram assim a família onde já existia uma irmã mais velha a Lurdes, aguardando todos pelo nascimento de mais uma menina a quem deram o nome de Graciosa. A ir. Alda e a Ir. Graciosa consagraram-se ao ideal de D. João: “É preciso que Ele reine” e ingressaram na Liga dos Servos.
Quase nada se sabe da vida da irmã Alda, nem tão pouco do modo como ela se terá sentido atraída pelo Fundador. Tendo pertencido ao grupo das “servinhas” no Rochoso a verdade é que sempre a vimos mais associada à comunidade do Centro Social da Guarda. Tal como alguém me recordava: Ela foi como as violetas - não dão nas vistas- só fica o perfume do bem  que se faz a favor dos que precisam. A ir. Alda  era polivalente nas atividades realizadas no Centro de Assistência Social. Tratava dos pobres; fazia visitas domiciliarias  às casas das pessoas levando-lhes alimentos ou   aliviando-as nas doenças e outros sofrimentos; Foi “enfermeira” (sem curso);  Pessoa muito simples,  disponível sempre para ajudar e ajudar em tudo; Também sempre e muito acolhedora”.
Deixou esta comunidade quando a doença se apoderou dela e se recolheu ao Centro de S. João de Deus. Aí a encontrávamos sempre com boa disposição até ao dia em que partiu para a casa do Pai. Era o dia três de Junho de 2018, por volta das nove horas.
Esteve em câmara ardente na Casa de Santa Luzia. O funeral realizou-se no dia seguinte. Presidiu ao mesmo o Assistente Geral: P. Alfredo Pinheiro Neves. Outros sacerdotes estiveram presentes e concelebraram a Eucaristia: P. Manuel Matos, P. António Luciano Santos Costa, o recém-eleito e futuro bispo de Viseu, P. António Abel Albino, P. Joaquim Álvaro de Bastos e P. José Martins de Almeida.
Das leituras escolhidas (Act. 10,34-36 e Jo.12,23-28) o Assistente da Liga salientou o facto de Deus nunca fazer acepção de pessoas tratando-nos a todos como filhos, irmãos e sobretudo templos do Seu Amor. Afirmou que a irmã Alda se revelou sempre como aquela pessoa que verdadeiramente amava a Deus (temente a Deus) procurando sempre a salvação (Justiça) no mesmo Deus. Foi assim que ela se tornou agradável a Deus. Mais ainda. Ela tornou-se semente que não ficou só, mas entregando a sua vida de modo generoso e morrendo se tornou “fruto abundante” para o mesmo Deus. A sua simplicidade, a sua generosidade, a sua docilidade, a procura e a execução da vontade de Deus bem como a alegria que revestia a sua paz fizeram dela oferenda pronta e agradável à Trindade.
Terminada a Eucaristia a irmã Alda foi levada até ao Cemitério Municipal II da Guarda, onde, depois de encomendada a Deus, baixou à sepultura.
Apresentamos sinceras condolências a todos os membros da sua família, particularmente à sua Irmã Graciosa felizmente entre nós na comunidade da Cerdeira do Côa. Que ela junto de Deus continue a rezar por todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima