Avançar para o conteúdo principal

A misericórdia é a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão

 
 


No dia 05 de março de 2016 realizou-se no Centro de Espiritualidade  Cristo Rei, na Ruvina, mais um encontro de Espiritualidade alargado a Servos Internos, Externos e simpatizantes. Estiveram presentes  80 pessoas.

Após a oração inicial  o Senhor Padre Daniel  Cordeiro introduziu o tema sobre as Parábolas da Misericórdia  que podemos  ler  no Evangelho de Lucas tais como: a ovelha perdida; a moeda encontrada; o filho pródigo;   etc ..
Seguiu-se a  celebração da Eucaristia presidida pelo , Assistente da Liga dos Servos de Jesus, Pe. Alfredo Pinheiro  Neves  e  um tempo de Adoração Eucarística.

 

 


O almoço  bem confecionado e abundante  servido pela Comunidade de Servas  que aqui realizam a sua «missão» foi espaço de convívio, partilha alegre de recordações  e ainda  tempo de interiorização  dos ensinamentos  recebidos durante a manhã.
Na parte da tarde o Senhor Pe. Alfredo  deixou uma mensagem rica de conteúdo , bem elaborada e acompanhada de imagens elucidativas de um Power  Point   através do qual era  fácil perceber o tema  sobre os  «Sinais e Espaços Jubilares». Falou  do Tempo Jubilar e outros símbolos  relacionados com o tema da Misericórdia.
Clarificou o tema das Indulgências   afirmando:
«Para viver e obter a indulgência os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à  Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão .
É importante que este momento esteja unido:
- ao Sacramento da Reconciliação;
- à celebração da Santa Eucaristia;
- a uma reflexão sobre a Misericórdia;
-será necessário acompanhar estas celebrações:
     - com a profissão de fé;
     - e com a oração pelas intenções do Santo Padre, pelas  intenções de toda a Igreja e do  mundo inteiro;
Os doentes e as pessoas idosas que não se possam deslocar-se  podem receber a indulgência  jubilar vivendo com fé e esperança jubilosa  esses momentos de provação ; recebendo a comunhão ou participando na santa Missa através dos vários meios de comunicação;
Os  que estão nas prisões se tomarem consciência da injustiça cometida e desejarem sinceramente inserir-se de novo na sociedade , podem obter a indulgência na capela do cárcere e todas  as vezes que passarem pela porta da sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai, que este gesto signifique para eles a passagem pela Porta Santa.
A indulgência jubilar pode ser obtida também para quantos faleceram. A eles estamos  unidos pelo testemunho de fé e caridade que nos deixaram.. Assim como os recordamos na celebração  eucarística, também podemos no grande mistério da  comunhão dos  Santos, rezar por eles …
A experiência da misericórdia torna-se visível ( nas obras de misericórdia espirituais e corporais) no testemunho de sinais concretos como o próprio Jesus nos ensinou. Cada vez que um pessoa viver uma ou mais  destas obras pessoalmente obterá sem dúvida a indulgência Jubilar. Portanto, tratar-se-á  de uma  indulgência jubilar plena, fruto do próprio evento que é celebrado e vivido com fé, esperança e caridade. »


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad