Avançar para o conteúdo principal

Ir. Graça: na paz de Deus não deixe de lembrar todos os que ainda estamos a caminho ...

 
MARIA DA GRAÇA LAVAJO
A Ir. Maria da Graça Lavajo nasceu na Bismula - Sabugal no dia 28 de agosto de 1929.
Bem cedo entrou na Obra fundada pelo servo de Deus D. João de Oliveira Matos. Contaria nessa altura os seus onze anos de idade. Entrou na casa do Outeiro de S. Miguel. Pouco tempo depois, foi seguida por uma outra sua irmã a Ir. Prazeres Lavajo. Ambas deixaram seus pais e restantes irmãos nas lides por eles escolhidas. Elas preferiram servir o Senhor numa linha de consagração, ao jeito de D. João
Esteve na comunidade do antigo Preventório do Fundão, em Lagarinhos, porventura noutras comunidades da Liga. Mas foi no Outeiro que mais se foi gastando quer servindo no cuidado de roupas, quer na vigilância de alunos e serviços vários.
Há oito anos (12 de Janeiro 2008) um ramo de AVC roubou-lhe muito da sua energia. Depois disso a recuperação foi muito lenta. Ultimamente, as forças esvaíram-se. Ao longo de todo o tempo de doença, no seu quarto de dormir, na sua cadeira de rodas, sentada no seu cantinho, quer pela sua oração, quer pela paciência, quer pelo seu sofrimento, ia respondendo aos apelos do Senhor. A irmã Dália tornou-se, dia e noite, o seu anjo da Guarda. Obrigado irmã Dália por este dever tão bem cumprido.
O Senhor veio buscá-la no passado dia 13 de Janeiro. Durante a tarde desse dia e durante a noite foi velada em local próprio do Outeiro de S. Miguel. Na tarde do dia 14, às 16.30 horas foi a eucaristia de Sufrágio presidida pelo Assistente Geral. Presentes mais oito sacerdotes. Finda a eucaristia, após a encomendação, foi a enterrar na Arrifana-Guarda. Acompanhou-a e fez o seu enterro o Sr. Cónego Geada Pinto. Muitas irmãs e de muitas casas fizeram-se representar ou estiveram presentes.
Iluminou-nos a Palavra de Deus e reconfortou-nos o pão Eucarístico recebido.
As leituras (carta aos Romanos «Rom. 18-14-23» e o evangelho de S. João «Jo. 17,24-26»), foram comentados pelo presidente da Assembleia. Assim interligando a primeira leitura no espírito desta primeira semana após a Festa do Baptismo de Jesus, foi-nos recordando que o grande baptismo de Jesus foi operado pelo Pai, que O declarou Seu filho muito amado e pelo Espírito Santo, que o Consagrou na missão que Pai Lhe confiara. Além disso, o baptismo de Jesus aconteceu plenamente com a Sua paixão, morte e ressurreição. Assim queremos que aconteça connosco. Baptizados em Cristo pela água, pelo sangue, pelo Espírito, pela nossa transitoriedade de vida, morte e ressurreição futuras, somos pertença do Pai, herdeiros com o Filho e habitação plena do Seu Amor.
O segundo e último pensamento deixado foi: Pelo facto de Jesus, na oração que fez a Seu Pai, Lhe ter pedido, que queria que onde Ele estivesse, estivessem com Ele todos os que lhe foram entregues pelo Pai; acreditando nós na total eficácia da Oração de Jesus, a ir. Maria da Graça não deixará de fazer parte desses eleitos uma vez que, Filha de Deus, consagrada na e pela vida que fez a Jesus, configurada ainda no sofrimento e na morte a Jesus, receptáculo da misericórdia de Deus Pai, para sempre há-de permanecer na Casa e na Glória do Pai.
Com ela, repetimos nós ao nosso Deus: “ A minha alma tem sede de Vós, meu Deus”.

A todos os familiares em luto, a Liga apresenta condolências.

Irmã Maria da Graça Lavajo, fique em PAZ e na GRAÇA de Deus.

 

Comentários

assim desaparece mais uma, das nossas irmas que durante tantos anos serviu a obra
11 anos , como relata a sua ida para a obra
coisas de um passado que no mundo de hoje é quase impossivel
porque , nao sao poucos aqueles que querem seguir uma vida consagrada , ou porque a semente que se espalha atraves da oracao , tem dificuldade em penetrar no coracao do homem, ou porque o mundo de hoje tem outras oportunidades
o que é certo , esta pagina vai dando a conhecer o desaparecimento destas irmas, que se entregaram a obra e acreditaram na mensagem do senhor dom joao
conheci e vivi nesta casa com esta irma, estive com ela a pouco tempo na capela do outeiro, falei com ela a ultima vez , o seu olhar sereno deixava transparecer que o seu caminho estava feito e aguardava apenas que a natureza se ensarrega-se se fazer o resto com o chamamento de deus para o seu premio justo
tenho a certeza que ela teve e soube tirar partido dos muitos anos de aprendizagem com a Dona Palmira , a sua dedicaçao a sua entrega pela forma com que se dedicou dia e noite numa atencao louca e apaixonada por a Senhora Dona Palmira , entregou-se a ela de foram exemplar dando o melhor que sabia nos cuidados prestados
era isto que o Senhor Dom Joao lhe pedia e foram muitos anos ao lado de uns do pilares da Obra , cumpriu com o seu dever numa atençao sem limites e entrega a Obra
A referencia e muito bem feita ao papel da Irma Dalia , nao podia deixar de ser outra , a Irma Graca foi mereçedora de um atendimento personalizado e cuidadoso com que lhe foi devidamente prestado
esta , passagem é e tera sempre reconhecimento das grandes obras feitas no dia a dia , porem o premio maior fica reservado para mais tarde , e nao tenho dividas que ela nesta altura , tal como outras das nossas Irmas ja estam recebendo o esforco glorio de uma vida de dedicaçao e entrega a Obra do Semhor Dom Joao
ao abrir esta pagina, como o faço de vez enquando so fico triste que nao se veja noticias de gente nova a entrar nesta seara , para colmatar o desparecimento das nossas Irmas
por fim , a liga tem de ter um papel mais de aproximaçao para com as familias , um papel de divulgaçao da Obra da Liga dos Servos de Jesus , dando-a a conheçer o seu projecto de vida para o mundo , nao deve ela ficar fechada numa gaveta , mas sim mostrar a sua vitalidade numa maior aproximaçao para com o homem
a medida que os anos passam , nota-se falta de energia de iniciativas que vizam a dar seguimento da obra
Ela nao foi feita apenas para os dias de hoje , mas sim para todo o sempre , mas tem de saber encontrar gente com capacidade de saber passar a mensagem , que consiga penetrar no coracao do homem
esta Obra teve como principal a possibilidade dada ao homem , poder louvar o Deus vivo
creio que foi este o objectivo principal do Senhor Dom Joao
faço daqui um apelo, nao deixem cair esta Obra unem-se cada vez mais em trono de um objectivo , que Jeus Reine
este trabalho nao pode ser apenas feito por gente com a responsabilidade dentro da Liga , mas cada um de nos conhecedores da Obra , pode atraves de gestos muito pequenos fazer algo , para mudar as coisas
é preciso um papel mais de accao , de aproximaçao e sobretudo de humanizaçao constante , no espaço de intrevençao de cada um de nos
obrigado Irma Graça pelos seus anos de dedicaçao a Obra , que reze por todos nos , para que cada um de nos saiba espalhar a semente daquilo que de muito reçebemos nesta Obra , a Liga dos Servos de Jesus
Obrigado ...

vasco en suisse

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima