Avançar para o conteúdo principal

«De pés firmes porque sulcaram a Terra, os peregrinos de Fátima olham para o Céu. Entre a Terra e o Céu, tantos nomes que um dia experimentaram Fátima como lugar de santidade.


TERRA E CÉU PEREGRINOS E SANTOS DE FÁTIMA
Desde o dia 28 de novembro de 2015 que se encontra, temporariamente, uma exposição que leva o título: “Terra e Céu, Peregrinos e Santos de Fátima”. Inaugurada nesse mesmo dia pelas 14.30 horas, foi percorrida lentamente por uma multidão enorme que ultrapassava as 500  pessoas. Esta abertura marcou o primeiro acto da apresentação do Plano Pastoral de Fátima -Leiria para 2015/2016.
A Liga dos Servos de Jesus, convidada para o evento fez-se representar pela Coordenadora Geral, Maria da Graça Afonso e Vice Coordenadora Maria de Jesus Branca Marques e também pelo Assistente Geral P. Alfredo Pinheiro Neves.
A Liga esteve presente pois, em tempo devido, lhe foi solicitado que a “figura” de D. João de Oliveira Matos fosse parte integrante da mesma exposição. Nesta exposição encontram-se todas as pessoas que, tendo adormecido no Senhor, têm o seu processo de Beatificação /canonização em curso junto da Santa Sé, em Roma.
Esta Exposição abre com um magnífico crucifixo que é por assim dizer o título identificativo da mesma exposição. O céu e a terra encontram-se ligados na Pessoa de Jesus Cristo, Verbo incarnado, morto e ressuscitado, que por isso mesmo se torna a ligação máxima de Deus à terra e ligação plena desta com Deus. Neste encontro somos nós envolvidos sacramentalmente desde a nossa inserção em Cristo pelo baptismo, pela luz, pela eucaristia e pelo nosso peregrinar com Jesus. 
Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, fez uma visita guiada pelos diferentes núcleos. Logo no início salientou que: «a Luz de Cristo que recebemos no batismo e se prolonga toda a vida é relembrada diariamente em Fátima». Evidenciou também a analogia existente entre os que iniciam a sua caminhada para Deus mediante a recepção do baptismo e muitos daqueles que que caminham até Fátima.
Nesta exposição há vários objetos que se destacam, como é o caso da alva utilizada por Paulo VI em 1967 na visita ao Santuário de Fátima e uma relíquia de São João Paulo II.
                                           
 
     Muito interessante é atravessar o espaço e observar bem perto réplicas das “imagens” dos Santos que se encontram na colunata do Santuário. Podemo-nos aproximar a admirar a coroa, toda de prata, pertencente ao painel da basílica onde se visualiza a “coroação” de nossa Senhora, a rosa de oiro oferecida por Paulo VI ao santuário de Fátima e demais objectos muito peculiares.
Mesmo na parte final da exposição encontram-se as fotos, pensamentos e objectos de uso pessoal de todos aqueles cujo processo de beatificação ou canonização se encontram a decorrer em Roma. É aqui que se se encontra a foto de D. João de Oliveira Matos, a sua cruz peitoral e também o seu anel episcopal.
 
 
Não muito longe, a foto de Monsenhor Alves Brás, também oriundo da nossa diocese, Casegas, e fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da Sagrada Família.
 
 
 
 




A       referida exposição termina com um quadro moderno onde predomina a Figura de Cristo Rei do Universo contendo na sua mão a Palavra de Deus, expressa num “Tablet” onde é  evidente o monte Calvário (lugar singular onde o céu se liga à terra). No Plano inferior do mesmo quadro encontram-se os santos bem relacionados com Portugal. Onde os mais novos são os beatos Francisco e Jacinta
Uma exposição a não perder e que pode ser visitada diariamente no “Convivium de Santo Agostinho”, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. 
                                               ********************************************
No  VI volume dos Escritos de D. João de Oliveira Matos   encontram-se alguns textos de reflexão sobre Fátima.  Da página 234 escolheram o pensamento que colocaram na exposição:

« Os mistérios de Fátima escondidos no rosário, só nos serão revelados em plena luz, na eternidade, mas vê-los-emos, pouco a pouco, à medida que rezarmos o terço com devoção e nos emendarmos.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad