Avançar para o conteúdo principal

«De pés firmes porque sulcaram a Terra, os peregrinos de Fátima olham para o Céu. Entre a Terra e o Céu, tantos nomes que um dia experimentaram Fátima como lugar de santidade.


TERRA E CÉU PEREGRINOS E SANTOS DE FÁTIMA
Desde o dia 28 de novembro de 2015 que se encontra, temporariamente, uma exposição que leva o título: “Terra e Céu, Peregrinos e Santos de Fátima”. Inaugurada nesse mesmo dia pelas 14.30 horas, foi percorrida lentamente por uma multidão enorme que ultrapassava as 500  pessoas. Esta abertura marcou o primeiro acto da apresentação do Plano Pastoral de Fátima -Leiria para 2015/2016.
A Liga dos Servos de Jesus, convidada para o evento fez-se representar pela Coordenadora Geral, Maria da Graça Afonso e Vice Coordenadora Maria de Jesus Branca Marques e também pelo Assistente Geral P. Alfredo Pinheiro Neves.
A Liga esteve presente pois, em tempo devido, lhe foi solicitado que a “figura” de D. João de Oliveira Matos fosse parte integrante da mesma exposição. Nesta exposição encontram-se todas as pessoas que, tendo adormecido no Senhor, têm o seu processo de Beatificação /canonização em curso junto da Santa Sé, em Roma.
Esta Exposição abre com um magnífico crucifixo que é por assim dizer o título identificativo da mesma exposição. O céu e a terra encontram-se ligados na Pessoa de Jesus Cristo, Verbo incarnado, morto e ressuscitado, que por isso mesmo se torna a ligação máxima de Deus à terra e ligação plena desta com Deus. Neste encontro somos nós envolvidos sacramentalmente desde a nossa inserção em Cristo pelo baptismo, pela luz, pela eucaristia e pelo nosso peregrinar com Jesus. 
Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, fez uma visita guiada pelos diferentes núcleos. Logo no início salientou que: «a Luz de Cristo que recebemos no batismo e se prolonga toda a vida é relembrada diariamente em Fátima». Evidenciou também a analogia existente entre os que iniciam a sua caminhada para Deus mediante a recepção do baptismo e muitos daqueles que que caminham até Fátima.
Nesta exposição há vários objetos que se destacam, como é o caso da alva utilizada por Paulo VI em 1967 na visita ao Santuário de Fátima e uma relíquia de São João Paulo II.
                                           
 
     Muito interessante é atravessar o espaço e observar bem perto réplicas das “imagens” dos Santos que se encontram na colunata do Santuário. Podemo-nos aproximar a admirar a coroa, toda de prata, pertencente ao painel da basílica onde se visualiza a “coroação” de nossa Senhora, a rosa de oiro oferecida por Paulo VI ao santuário de Fátima e demais objectos muito peculiares.
Mesmo na parte final da exposição encontram-se as fotos, pensamentos e objectos de uso pessoal de todos aqueles cujo processo de beatificação ou canonização se encontram a decorrer em Roma. É aqui que se se encontra a foto de D. João de Oliveira Matos, a sua cruz peitoral e também o seu anel episcopal.
 
 
Não muito longe, a foto de Monsenhor Alves Brás, também oriundo da nossa diocese, Casegas, e fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da Sagrada Família.
 
 
 
 




A       referida exposição termina com um quadro moderno onde predomina a Figura de Cristo Rei do Universo contendo na sua mão a Palavra de Deus, expressa num “Tablet” onde é  evidente o monte Calvário (lugar singular onde o céu se liga à terra). No Plano inferior do mesmo quadro encontram-se os santos bem relacionados com Portugal. Onde os mais novos são os beatos Francisco e Jacinta
Uma exposição a não perder e que pode ser visitada diariamente no “Convivium de Santo Agostinho”, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. 
                                               ********************************************
No  VI volume dos Escritos de D. João de Oliveira Matos   encontram-se alguns textos de reflexão sobre Fátima.  Da página 234 escolheram o pensamento que colocaram na exposição:

« Os mistérios de Fátima escondidos no rosário, só nos serão revelados em plena luz, na eternidade, mas vê-los-emos, pouco a pouco, à medida que rezarmos o terço com devoção e nos emendarmos.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...