Avançar para o conteúdo principal

JESUS CRISTO, O ROSTO DA MISERICÓRDIA DO PAI


No dia 12 de dezembro  de 2015, na casa «berço da Liga dos Servos de Jesus» no Rochoso realizou-se mais um encontro de oração/formação para os membros da Liga  que puderam estar presentes Foi orientador o Senhor Padre José Manuel Martins de Almeida. Organizou a manhã com uma conferência seguida de um tempo de Adoração Eucarística.  Após um almoço onde se alimentou o corpo com uma óptima refeição ,  um saudável e alegre convívio e um tempo de lazer continuou o tema  terminando o encontro com a Eucaristia.
O  tema escolhido versou sobre o  «Jubileu  extraordinário»  centrado  na   «Misericórdia  de Deus » que  teve inicio a 8 de dezembro 2015  e termina a 20 de novembro de 2016.
 Fica um breve resumo:
O Papa anunciou este ano da Misericórdia numa celebração comunitária do sacramento  da reconciliação no dia 03 de março do  IV domingo da quaresma.  Deus manifesta a sua misericórdia no sacramento da penitência. É na reconciliação que a misericórdia de Deus toca e transforma  mais profundamente a pessoa humana. Brevemente será publicado um livro do Papa Francisco cujo título é: « O nome de Deus é Misericórdia»
O ano santo da Misericórdia deverá ser vivido à luz da  palavra do Senhor; deverá manter os sinais que expressam a ternura de Deus aos mais pobres  e necessitados; deverá alimentar a esperança e a alegria de nos sentirmos amados por Deus. Devemos aproveitar nós a misericórdia de Deus e sermos nós misericordiosos como Deus é misericordioso.
São João XXIII afirmava: « Na Igreja espera-se mais o remédio da misericórdia do que o da severidade »
 O Papa Francisco  diz que a iniciativa nasceu para tornar «  mais evidente» a missão da Igreja de ser « testemunha da misericórdia». Afirma ainda que «ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus» e que a Igreja é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém.
«As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça  possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecador, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem».
A alegria de atravessar a Porta da Misericórdia é acompanhada do compromisso de acolher e testemunhar um amor que vai além da justiça, um amor que não conhece fim. Na  bula «Misericordiae  Vultus» o Papa Francisco afirma que não quer uma Igreja distraída do essencial e, por isso, propõe «o perdão e a misericórdia» como critério nas intenções, atitudes e comportamentos quotidianos»
Para isso, é preciso « não cairmos na indiferença que humilha, nos hábitos que anestesiam a alma e impedem descobrir a novidade, ou no cinismo que destrói,» o que implica « abrir os olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados de dignidade e ouvir o seu pedido de ajuda.» ...

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad