Avançar para o conteúdo principal

Reviver o percurso vivencial de D. João de Oliveira Matos...

 
 
 
A Casa-Museu D. João de Oliveira Matos  , em Valverde, concelho do Fundão, ocupa o espaço onde nasceu D. João  a 01 de março de 1879 e foi inaugurada  em 16 -09-2004. D. João morreu no Outeiro de São Miguel- Guarda, a 29 de agosto de 1962.
Este espaço museográfico pretende mostrar a Vida e Obra de D. João que foi Bispo Auxiliar da diocese da Guarda, fundador da Liga dos Servos de Jesus e uma das mais emblemáticas figuras da sociedade  portuguesa desde finais do séc. XIX até meados do séc. XX.
 
O projeto museológico, concebido pela Câmara Municipal do Fundão, propõe uma viagem cronológica ao redor do percurso vivencial de D. João de Oliveira Matos. Foi para reviver este percurso que este grupo, todos familiares de D. João, se deslocaram de Lisboa a Valverde no dia 28 de novembro de 2015.
Familiares de D. João  de Oliveira Matos
Recordamos o texto  elaborado por Paula Brito em 16 de fevereiro de 2015 e transmitido pela Rádio Cova da Beira com o título «ESTÁ PARA BREVE»
«O bispo da diocese da Guarda aguarda a qualquer momento que o Vaticano declare a santidade de D. João Oliveira Matos, reconhecendo a autenticidade do milagre que conduzirá o antigo bispo auxiliar da Guarda, natural de Valverde, no concelho do Fundão, à beatificação. O último dos dois requisitos necessários, depois de, em 2013, o papa Francisco ter reconhecido as suas “virtudes heróicas”.
“A beatificação exige duas coisas: o reconhecimento das virtudes heróicas, que já foi feito, e depois que haja um milagre a confirmar, digamos o dedo de Deus a confirmar o reconhecimento que por parte das instituições da igreja foi feita às virtudes heróicas, esse processo está em Roma para reconhecimento do milagre, esperamos a toda a hora que nos chegue a notícia que ele foi reconhecido, e temos as condições para marcar a beatificação de D. João Oliveira Matos na nossa diocese, porque a beatificação é sempre feita nas dioceses com a presença de um representante do Papa”.
D. Manuel Rocha Felício enaltece as virtudes de D. João Oliveira Matos que foi bispo auxiliar da diocese da Guarda durante 39 anos, de 1923 a 1962 “em tempos em que os bispos residenciais não tinham esta presença junto das populações que ele teve, passava semanas por aí nas terras, nos arciprestados, nas paróquias, é um homem que tem um perfil de proximidade único e que se notabilizou por esta causa de entrega à comunidade”. »
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad