Avançar para o conteúdo principal

Tudo para seguir Jesus...

 
Manhã de Espiritualidade…

 Dia 24 de Janeiro , na Casa de Trabalho Jesus, Maria e  José, no Rochoso,  juntou-se um grupo de membros da Liga dos Servos de Jesus e simpatizantes  para um tempo de acolhimento da Palavra de Deus e crescimento na Fé.
O Senhor Padre Ângelo  Miguel  falou acerca do Evangelho segundo S. Marcos fazendo uma síntese do mesmo: 

                 I .   Preparação  do ministério de Jesus : (1,1-13);
                 II.    Ministério na Galileia:     ( 1,14 -7,23):
                III.    Viagem por Tiro, Sídon e a Decápole: ( 7,24 -10,52);
               IV.    Ministério em Jerusalém:  ( 11,1 -13,37);
               V.     Paixão e Ressurreição de Jesus : ( 14,1 – 16,20);
Seguiu-se um tempo de oração tendo por base o relato da Cura de um Surdo Mudo ( Marcos 7, 31-37) e como método  o seguimento dos passos da lectio divina: (leitura do Evangelho; meditação; partilha do pensamento; oração; contemplação; ação…)
Num trabalho muito bem elaborado o Conferente  apresentou  o comentário feito pelo Venerável D. João de Oliveira Matos, Fundador da Liga dos Servos de Jesus, acerca do Evangelho  do  surdo mudo narrado pelo Evangelista Marcos :
Com os seguintes pontos:
 - para seguir Jesus
- a mais necessária  obra de caridade
- surdez e mudez espiritual
- o preceito do amor
- quero ouvir, quero falar, Senhor
- os surdos mudos de espírito
A todos os que  estiverem interessados em aprofundar este tema aconselhamos a adquirir o  livro « Comentários aos Evangelhos Dominicais de São Marcos e S. João » Edição da Liga dos Servos de Jesus.
Terminou a manhã com a celebração da Eucaristia- sacramento de unidade e de caridade; sacramento da nova e eterna aliança. Para o Senhor do João a Eucaristia « é a fonte de todas as energias, a luz que aquece e ilumina os corações, a força que infunde coragem…»
Alimentados pela palavra e o corpo do Senhor Jesus , com  a amizade e alegria de todos os presentes,   partimos com a certeza do Amor que Jesus nos tem e com a Esperança de que Ele se faça  Caminho connosco ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad