O carisma da Liga dos Servos de Jesus continua com muitos sinais de visibilidade nos espaços do Centro Missionário D. João de Oliveira Matos, na Quilenda e também na memória de muitas pessoas que recordam sobretudo a presença das Irmãs da Liga até ao ano de 2021.
Claro que mais importante do que tudo isto é procurar que a figura do Fundador, o Venerável Servo de Deus D. João de Oliveira Matos seja conhecida e quanto possível imitada nas suas virtudes e no seu exemplo de evangelizador incansável. Por isso, está-se a procurar retomar o processo de motivação e acompanhamento dos servos de Jesus externos, que fizeram o seu compromisso em 2012, dentro do programa de inauguração deste Centro Missionário. Foram três os que então fizeram o seu compromisso de servo externo. Um deles faleceu –o então Pároco da Quilenda. Os outros dois ainda tiveram algumas reuniões enquanto por cá permaneceram as irmãs internas da Liga dos Servos de Jesus. Mas desde 2021 que não tiveram encontros. Neste momento, já houve reunião com os dois servos externos existentes , os quais vão procurar cada um deles trazer um outro ou outra com perfil para integrarem o grupo e virem a formalizar o compromisso de servos externos.
Esperamos também que o retomar das atividades do Centro de Espiritualidade e Formação Catequética criado por decreto episcopal em 2017 e a criação anunciada da nova escola de teologia para leigos e ministérios, com direção e administração própria, venham criar novas condições para reforçar a presença do carisma legado pelo Venerável Servo de Deus e confiado à Liga dos Servos de Jesus, sobretudo na componente da formação cristã e da catequese e também do espírito da adoração eucarística e louvor a Deus, fonte de todo o bem.
28.6.2025
Comentários