A Escola Primária D. João de Oliveira Matos celebrou a festa de encerramento do ano letivo 2024-25 no passado dia 27 de junho, sexta-feira.
Presidiu à Eucaristia de ação de graças o Bispo Emérito da Guarda, acompanhado do Diretor da Escola, Reverendo Padre Justino e acolitado por vários ministros de altar da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima d a Quilenda.
Animou a celebração o grupo coral desta Escola Primária, orientado por uma das suas professoras. Momentos de especial coreografia foram o rito de acolhimento à Palavra de Deus, apresentada como Palavra de Vida e Palavra de Amor e a dança de ação de graças acompanhada com cântico e ritmos apropriados.
O Diretor da Escola fez uma saudação inicial a todos os participantes, destacando as personalidades convidadas, das quais faziam parte o Diretor Municipal da Educação, o representante da Administradora Municipal e o representante do Magistério Primário local, que escolheu esta Escola esta Escola como lugar de estágio para os seus formandos.
À homilia, o Presidente congratulou-se com o desempenho da Escola ao longo do ano letivo que agora encerra, e, partindo da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que estava a ser celebrada, convidou a vasta assembleia sobretudo os alunos e professores da Escola a promoverem a cultura da vida e do amor, que o coração simboliza. Pediu também para a Igreja e para o mundo líderes que sejam capazes de interpretar bem o serviço do Bom Pastor, o qual veio a este mundo não para ser servido, mas para servir, entregando a sua vida para serviço de todos, particularmente os mais carenciados de tudo.
No final da Eucaristia foi distribuída a todos os presentes uma pagela com o nome e a biografia do patrono da Escola D. João de Oliveira Matos e a oração que pede a sua beatificação e canonização.
Discursou, a seguir, uma aluna da 5ª classe, em nome de todos os alunos da Escola, congratulando-se com o percurso escolar feito ao longo do ano letivo. Discursou também um professor, em nome de todo o corpo docente, apelando para que a Escola Primária D. João de Oliveira Matos seja cada vez mais uma verdadeira comunidade educativa, na qual estão comprometidos os alunos e os professores, mas também os encarregados de educação e os que diversos serviços de apoio, incluindo os seguranças.
O Diretor teve a última palavra que aproveitou para apresentar o Projeto Educativo da Escola, que vigorará no próximo ano letivo. Pediu ainda aos encarregados de educação o máximo empenho para a sua aplicação. Anunciou a criação de uma sala especial de apoio a este Projeto educativo, com meios audiovisuais e digitais, mas também com possibilidade de nela se desenvolverem trabalhos sobre assuntos específicos e ainda uma componente de aulas de recuperação para alunos que revelem maior dificuldade na aprendizagem. Apontou também iniciativas a desenvolver com os encarregados de educação.
A Escola Primária D. João de Oliveira Matos chega ao fim deste ano letivo com 491 alunos matriculados, 18 professores do quadro e 12 estagiários, que nela completam a formação que lhes é dada pelo Magistério Primário.
28.6.2025
+Manuel da Rocha Felício
Comentários