No próximo dia 16 de março, José Miguel Barata Pereira será ordenado Bispo na Sé Catedral da Guarda, mas já é reconhecido como Bispo Eleito para a diocese da Guarda. Em preparação para este importante evento, D. José Miguel visitou a terra dos seus avós, o Fundão, na passada quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2025.
Durante a visita, D. José Miguel celebrou a Eucaristia na igreja matriz do Fundão, tendo como intenção os seus avós, evidenciando as raízes familiares na região, pelo lado materno. No altar, estiveram presentes o diácono Carlos Alberto Martins Ventura e quatro sacerdotes estes que o acompanharam desde Lisboa.
A Eucaristia ocorreu num horário excecional, o que fez com que poucas pessoas soubessem a tempo de ajustarem os seus horários para comparecer. Na homilia, D. José Miguel Barata Pereira realçou a importância de rezarmos uns pelos outros e de caminharmos juntos, na fé.
Após a missa, o celebrante cumprimentou todos os presentes, incluindo Irene dos Santos Fonseca, recém confirmada como coordenadora dos Servos de Jesus, ramo interno. Esta explicou a D. José Miguel o símbolo criado para o centenário da Fundação da Liga, que inclui o lema "É preciso que Jesus Reine"; ao centro tem um báculo, representando a liderança espiritual da Liga que sempre é atribuída ao bispo, e uma fogueira que simboliza a missão de aquecer e afervorar os servos externos e demais cristãos; por fim há ainda um hexágono dourado a representar o trabalho árduo das obreiras que produzem o mel que é doce e que nos cura.D. José Miguel e Irene Fonseca se dirigiram-se, apesar da pressão do pouco tempo disponível, até à capela lateral de Nossa Senhora das Dores da igreja matriz onde ainda se encontravam onde foi explicado que este foi o altar escolhido pelo sr. D. João para celebrar a sua primeira Eucaristia em 3 de abril de 1903. Alguns dados biográficos do venerável D. João foram acrescentados.
De tudo isto ressalta que a visita de D. José Miguel ao Fundão foi um momento de celebração e preparação do caminho para a sua ordenação como Pastor da Diocese da Guarda. Que este novo capítulo seja abençoado e que traga muitos frutos espirituais para todos.
Comentários