Como se o céu compartilhasse o nosso luto, o funeral da irmã Conceição Morgado, irmã do Sr. Padre António Filipe Morgado, decorreu sob muita chuva, dando um apontamento de melancolia e refletindo a saudade deixada pela sua partida.
Nascida em 24 de novembro de 1928, faleceu em 21 de janeiro de 2025.A Irmã Conceição dedicou a sua vida ao serviço dos outros, ensinando costura na Cerdeira. Através das aulas de corte confeção de roupa, ela promoveu valores de generosidade, humildade e serviço, capacitando outras jovens a serem autossuficientes e promovendo a dignidade, o respeito próprio e a valorização do trabalho manual.
Em 1961, após a sua ordenação sacerdotal, o Sr. Padre António Morgado ficou a viver com a sua irmã solteira, Regina Morgado. No entanto, quando Regina se casou e foi viver para França, foi a Conceição quem assumiu com dedicação e competência a responsabilidade de cuidar do seu irmão sacerdote. Ela garantiu o bom funcionamento do lar, permitindo que ele se concentrasse nas suas responsabilidades pastorais. A Irmã Conceição supervisionava a limpeza, manutenção e organização da casa, preparava as refeições diárias, geria a roupa e as compras, e recebia visitantes, criando um ambiente acolhedor e organizado.
Pessoalmente, privei com a irmã Conceição, várias vezes na Cerdeira, quando o irmão sacerdote ia de férias e ela regressava à comunidade que tinha deixado só por um bem maior. Passava cerca de uma semana connosco. As irmãs que tinham uma peça de roupa para compor esperavam, se fosse preciso, o ano inteiro por esta visita e, assim que ela chegava, pediam-lhe pequenos arranjos como uma bainha, alargar uma blusa ou encolher uma saia. Notava-se que era feliz connosco e que voltava para a companhia do irmão contente e solícita.
O Sr. Padre Morgado é muito querido e estimado pelas paróquias onde serve: Vila do Touro, Baraçal, Penalobo, Pousafoles do Bispo, Quintas de São Bartolomeu, Pega e Lomba. O seu compromisso e esforço em atender várias comunidades refletem o zelo pastoral que a Irmã Conceição apoiou incansavelmente.
Agradecemos a irmã Conceição Morgado por sua vida de serviço e dedicação. Que descanse em paz.
Comentários