Avançar para o conteúdo principal

Já na antessala da Semana Maior

Na reta final da Quaresma, na tarde do dia 1 de Abril, decorreu o retiro mensal, no Centro de Espiritualidade D. João de Oliveira Matos, no Outeiro de S Miguel.

As quatro dezenas de pessoas presentes, entre servos internos e externos, amigos e simpatizantes, houve tarefas a realizar por quase todos - distribuição de materiais escritos, apoio aos cânticos, leituras em diferentes momentos, transporte da cruz, das lanternas etc.

Como já vem sendo habitual, houve três momentos distintos.

O primeiro: catequese bíblica sobre o Grande acontecimento, a grande festa do Povo – na qual participamos já na Ressurreição do Senhor.

É uma caminhada até ao dia da Ressurreição que está bem descrita no guião que o nosso Assistente, P.e Manuel Igreja Dinis nos facultou para seguirmos a sua explanação ao longo de cinquenta minutos e que pudemos trazer connosco para posteriormente o relermos e nos servir de guião e de compromisso de batizados, tendo Jesus como Modelo Perfeito.

Todos somos chamados a fazer esta descoberta gloriosa e redentora … do sofrimento à glória e ilustro esta ideia transcrevendo esta frase tão apelativa, importante e marcante: “Cristo Jesus Nosso Senhor, depois de ter vivido a Sua Paixão num mar de angústias e de sangue e depois de três dias de sepultura, embora incompletos, surge na manhã do primeiro dia da semana, o domingo, radioso e triunfante para nunca mais morrer”.

Que Esperança! Que reforço positivo! Que alegria para todos nós, esta bandeira bem levantada que é a cruz de Cristo símbolo de Felicidade Suprema a Vitória de Cristo Ressuscitado.

A catequese terminou com a leitura recitada do poema “Ressurreição - Vida Nova”, da autoria do nosso Assistente.


Seguiu-se a Hora Santa de Adoração Eucarística; e, por fim, a Eucaristia vespertina do Domingo de Ramos, presidida por sua Excelência Reverendíssima, o sr. bispo D. Manuel Felício.

Mais uma vez agradecemos ao Reverendo padre Manuel pela elaboração dos subsídios facultados, à Comunidade do Outeiro o bom acolhimento e a todos os que se quiseram associar a este encontro tendo em mente uma melhor preparação da Páscoa.


Votos sinceros de santas Festas Pascais, extensíveis às famílias de cada um.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad