Avançar para o conteúdo principal

Iniciámos o estudo-reflexão do Novo Testamento

 Mais uma noite em que o grupo dos mais resistentes se reuniu para o curso bíblico numa das salas do Outeiro de S Miguel.

Após o cântico e oração iniciais, começamos o estudo-reflexão do Novo Testamento

No preâmbulo estão apontados 5 itens:


1. Razão de ser deste curso

2. Objetivos

3. Motivar para a leitura e estudo da Bíblia

4. Acompanhar e ajudar as pessoas na compreensão desta obra de excelência

5. Ajudar a viver e a amar o seus ensinamentos

6. A Bíblia, Deus na História dos Homens

7. A atualidade da Bíblia

Houve que apelar e relacionar os conteúdos de hoje com os já adquiridos ao longo da abordagem ao Antigo Testamento. Realçou-se a importância, atualidade e benefícios do estudo da Bíblia. Queremos descobrir o caminho da Verdade sobre a Vida, o Homem, o Mundo e Deus.

A Bíblia Sagrada tem 73 livros (46 do Antigo Testamento e os 27 do Novo Testamento) são os mais traduzidos e lidos em todo o mundo.

Os do Novo Testamento estão divididos em três grandes grupos:

Históricos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas , João e Atos dos Apóstolos

Didáticos: cartas de S. Paulo ,S Pedro Judas Tiago e João.

Profético: O livro do Apocalipse.

Compreendemos que há três etapas na formação do Novo Testamento

- Jesus de Nazaré de 6 a.C. a 30 d.C

- As comunidades entre 30 e 70 d.C

- Redação dos escritos entre os anos 70 e 100 d.C.

Inteiramo-nos das particularidades próprias de cada evangelista, semelhanças e diferenças.

Na Boa Nova dos Evangelhos está Jesus; e, por isso, os Evangelhos rapidamente se propagaram por todas as Comunidades Cristãs e foram aceites como palavra Salvadora de Deus dada aos Homens .

Estes conceitos e particularidades foram contextualizados e lidos na consulta bíblica que foi ocorrendo durante o encontro do dia 5 de abril. Ficou a ideia clara que há ainda muito desconhecimento da Palavra de Deus e que é urgente promover estudo e reflexão para que depois a vida de cada Homem possa ser pautada pelos ensinamentos que Deus nos deixou. Com conhecimentos da Bíblia todos teremos melhor sentido crítico, respeito pelo irmão, equilíbrio nas decisões, respeito pela liberdade individual e equidade.

Sem conhecimento da Palavra de Deus e dos seus ensinamentos a fé é pouco adulta e consistente. A vida é regida sem um fio condutor. Há poucas certezas e muitas dúvidas, há rotinas, desânimos pois a ação do Espírito Santo não é eficaz.

Terminada a sessão pedimos a Jesus e Maria a fortaleza que todos precisamos .

Mais uma vez a nossa sincera gratidão ao esforço do Rev. Sr. Padre Manuel, nosso Assistente e às irmãs que nos recebem com esforço acrescido pois tem de estar de porta aberta, por mais horas, para nos receber.

Votos de Santa Páscoa com Cristo Ressuscitado


nota: por motivo de saúde do Senhor padre Manuel não haverá catequese na quarta-feira dia 19 de abril

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad