Avançar para o conteúdo principal

Festa da Liga dos Servos de Jesus

 

Há alguns anos a esta parte que a Liga dos Servos de Jesus associa a comemoração da data em que morreu o sr. D. João de Oliveira Matos – 29 agosto de 1962, à realização da sua Festa Anual com os objetivos de ação de graças, reparação, unidade entre todos os membros e, incentivo ao aperfeiçoamento.

No calendário, recuam-se uns dias, ou deixa-se ficar tal e qual, de molde a que um grande número de sacerdotes se possam associar, presencialmente, à eucaristia presidida pelo bispo da diocese, num dos núcleos com servos internos e externos que nessa data manifestam exemplarmente o seu dinamismo e capacidade de acolhimento.

Este ano, para não ser no domingo, marcou-se a Festa da Liga dos Servos de Jesus para dia 28 de agosto; data na qual todos os sacerdotes da diocese foram convidados a associarem-se à celebração da eucaristia em que se pedia, de modo especial, a beatificação do sr. D. João; mas, devido à pandemia, pedia-se que, se não estivessem presentes, o fizessem celebrando a eucaristia com o seu povo, na sua paróquia.

Alguns, sabemos que o vão fazer hoje, dia 29; outros, como foi pedido, ter-se-ão unido à data precisa em que no Outeiro de São Miguel se celebrava a Festa anual da Liga com a Eucaristia – 28 agosto; outros ainda, de imediato responderam ao convite, antecipando a celebração.

- Para quê esperar? Interrogaram-nos. Celebro-a já que Deus sabe da intenção de união à Festa da Liga - e assim foi.

Ainda assim, instou-se para que alguns dos associados da Liga dos Servos de Jesus estivessem presencialmente, às 16:00, na eucaristia da Festa mesmo sabendo que esta se transmitia via youtube, a partir do Outeiro de São Miguel.

Deram-nos muita alegria os sacerdotes que, em menor número que o habitual, rodearam o sr. bispo na Festa da Liga. Mais alegria sentimos na presença daqueles que, sem termos conseguido contactar pessoalmente, estiveram presentes pois quem ama procura e desloca-se , não espera um convite personalizado e particular.

Agradecemos, em particular, o estímulo e testemunho deixados pelo Sr. bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, cujo vídeo ficou disponível, para quem quiser aceder, no facebook, na página da Liga dos Servos de Jesus.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad