Avançar para o conteúdo principal

Morreu o Padre José Atanásio Mendes

 

Faleceu esta terça-feira, 13 de Julho, o Padre José Atanásio Mendes. Era natural de Cortiçô da Serra, concelho de Celorico da Beira, onde nasceu a 12 de Abril de 1926.

Frequentou os Seminários do Fundão e da Guarda, foi ordenado sacerdote a 24 de Março de 1951. Foi Prefeito, Professor e Director Espiritual do Seminário do Fundão. Foi Pároco de Açores e Velosa (Celorico da Beira), Vale de Prazeres, Mata da Rainha, Orca, Zebras, Póvoa de Atalaia e Castelo Novo (Fundão) e arcipreste em Alpedrinha.

Para a Liga dos Servos de Jesus ele ficará sempre associado à descodificação dos propósitos de vida, elaborados pelo sr. D: João, para si próprio.

Na fase final da vida, do sr. D. João, já muito desgastado pelos trabalhos como visitador da Diocese enquanto esteve no auge das suas forças físicas, o fundador da Liga remeteu-se a humildes aposentos no Outeiro de S. Miguel, compra que ele fizera em 1928, em parceria com o seu grande amigo, o Dr. Alberto Diniz da Fonseca.

Este bispo auxiliar tinha um papel que consultava, em vida, sem que ninguém lhe perguntasse o que era.

Falecido o santo, o P. Atanásio, então com 36 anos de idade, não só lhe assistiu ao último suspiro como se encarregou de procurar, entre os seus poucos pertences, a documentação necessária para a agência funerária. Foi quando este escrito lhe chamou a atenção por estar desgastado e visivelmente ter sido muito manuseado e, ainda, por estar redigido em código.

Sem pensar se seria algum atentado ao pudor ou um procedimento desnecessário; mas também sem grande perda de tempo, desvendou o que nele estava contido. Imaginou, inicialmente, que se tratasse duma oração, talvez de intenções para oração. Mas era, afinal, uma espécie de código de conduta pessoal.

Por ser edificante, revelador dos propósitos do seu autor e até imitável, o referido texto consta agora da contracapa da Novena ao venerável Servo de Deus – D. João de Oliveira Matos; que recebeu os Nihil obstat do vigário geral da Diocese e o Imprimatur do bispo da Guarda em 20.10.2020

Sempre amigo e próximo da Liga dos Servos de Jesus, o P.e José Atanásio Mendes foi, também, professor durante 43 anos, no Seminário e na Escola do Magistério no Fundão, no Colégio de Alpedrinha e na Telescola de Vale de Prazeres; isto, no concelho que viu nascer o sr. D. João de Oliveira Matos - o Fundão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad