Avançar para o conteúdo principal

"Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu"...






IRMÃ TERESA ALVES MEDEIROS “DE PARTIDA” PARA A CASA DO PAI!

            É sempre assim! Quando ninguém estava à espera, já Deus, Trindade Santa esperava por ela.

A irmã Maria Teresa  Medeiros despediu-se de nós num “breve adeus”. Eram cerca das 16.00 horas, dia 16 de outubro de 1918. Estava acompanhada por algumas irmãs e sem um ai “adormeceu” no Senhor.

Tinha entrado na Comunidade do Outeiro de S. Miguel depois de uma experiência numa comunidade religiosa. Depressa se deixou cativar pelos ideais de D. João de Oliveira Matos e do apostolado que lhe era inerente.

            Muitos foram os lugares onde foi desempenhado a missão de “fazer reinar” Jesus Cristo. Talvez a comunidade onde mais viveu e trabalhou tenha sido na do Seminário do Fundão. Cabia-lhe a tarefa de confecionar as refeições para todos. Sempre rápida e eficiente, era num “abrir e fechar de olhos” que colocava na mesa o necessário, em qualidade, em simplicidade e em quantidade. Foram anos “a fio”!

            Quando retirada das suas tarefas, mais se entregou ao Senhor. Foi no seu lugar que o Senhor a veio recolher.

            Foi velada na Casa do Rochoso de 16 para 17 de Outubro. Neste dia foi celebrada eucaristia pelas 14.00 horas. Presidiu o Senhor bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa. Presentes ainda: o Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, o pároco local, o Arcipreste do Rochoso e o antigo Assistente da Liga.

            Como liturgia da Palavra foi proclamada a passagem do livro dos Atos 10,34-36: “…Deus não faz acepção de Pessoas… aquele que o teme e pratica a Justiça é-lhe agradável” e o trecho do Evangelho de S. João 5,24-29: “Quem acredita n’Aquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado”.

Desenvolvendo estes dois pontos o Assistente Geral da Liga  foi comentando que Deus não faz acepção seja de quem for. De facto Ele é Pai; Ele é irmão; o Espírito Santo é derramado sobre todos e cada um de nós. A Graça do Batismo que nos torna Filhos de Deus, o Espírito Santo que consolida o nosso testemunho e a Eucaristia que alimenta a vida que nos é oferecida por Deus, sem esquecer a Oração, prova da nossa relação e resposta à graça de Deus, garantem a nossa “agradabilidade” perante Deus.

Isso mesmo aconteceu com a irmã Teresa. Mais que a sua consagração a Deus e ao seu Reino; mais que o seu serviço constante e rico de amor, foi a CONSAGRAÇÃO que o mesmo Deus lhe dedicou. Por isso mesmo e também pela prática das suas boas obras, que Deus conhece plenamente, queremos acreditar que a irmã Teresa pertencerá definitivamente à ressurreição dos vivos!

Para sufragar as suas fragilidades, cá estamos nós, Igreja de Deus, implorando em favor dela, a Misericórdia infinita de Deus. Rezamos e continuaremos a rezar pela irmã Teresa e pela sua família. Mas porque também ela acreditou em Jesus Cristo, receberá pelo seu nome a remissão dos pecados.

Prosseguiu a eucaristia. Entoaram-se cânticos de união a Deus e aos Seus Mistérios. Finda esta e após a bênção final a irmã Teresa Medeiros foi transportada até à sua terra natal onde será sepultada.

A Irmã Graça, Coordenadora Geral da Liga, acompanhou o féretro da nossa irmã Teresa Alves Medeiros, representando toda a Liga dos Servos de Jesus.

A toda a família enlutada, sentidos pêsames. Também a certeza da nossa comunhão convosco.

Comentários

Vasco disse…
Espiritualidade deste Santo foi -nos dada a conhecer através da sua Obra
Como pessoa não tivemos acesso
No entanto é fácil nos deixarmos apreceber que com o seu gesto se tratou de uma das maiores pessoas que a nossa cidade da Guarda alguma vez conheceu
Faz falta no nosso tempo gente que espalha o perfume do coração bondoso
O seu reconhecimento para a causa dos Santos tem sido um caminho difícil e demorado embora já se tenham dado passos para a sua beatificação com o reconhecimento dos gestos heróicos e suas virtudes com que nos brindou
Não fosse a interioridade deste nosso estado a muito que estaria nos altares
O peso desta nossa interioridade afasta-nos dos grandes poderes de decisão
Combater esta nossa interioridade e não ter repúdio em dar testemunho da sua Obra e divulgar este Santo
Por sua intersecção são recebidas graças
Pessoas que a ele recorrem vem a sua vida melhorar
Aquilo que este Santo deixou neste mundo foi aquilo que Cristo nos pede todos os dias
Tudo aquilo que fizerdes aos pequeninos e a mim que o fazeis
E foi a pensar e a trabalhar toda a sua vida que fez deste pedido a sua forma de estar
Um olhar atento para os mais pequenos
Um olhar atento para os desfavorecidos
Um olhar atento para o seu semelhante
Vem -me a memória as Bem Aventuranças
A todas elas ele deu o seu sim
Por isso o seu Carisma coloca em nós um desafio constante e altamente contagiante
É porque vive e respirei o seu perfume
Não tenho preconceito em falar
Foi no seu tempo um grande homem
Um homem do povo
Um homem que se fez Santo através do seu amor para com o próximo
Se todos somos chamados a seremos Santos
Mas que não está ao alcance de todos
Este Santo atingiu a sua Sanidade através das coisas simples
É por esta forma de ser chegamos facilmente a conhecer a sua personalidade
Só um homem simples mas com o coração do tamanho do mundo consegue atingir a Santidade
A Obra por ele fundada e testemunho do quanto é bondoso ele era em vida
Não foi apenas um Bispo
Foi acima de tudo um homem
Com H Grande
Espero que brevemente ele seja reconhecido como Beato e rapidamente como Santo
Que os efeitos desta nossa interioridade hoje seja possível de ultrapassar se aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer não tenham medo de falar da sua Obra
Pois está patente em cada um de nós
Que com ele vivemos
Não só no passado como no presente aonde nós encontramos

Dom João de Oliveira Matos

Porque se impôs pela forma como pensou o próximo principalmente os mais desfavorecidos
Obrigada

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad