Avançar para o conteúdo principal

..."Virgem Maria, ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor..." Papa Francisco


FORMAÇÃO ESPIRITUAL  NA ESCOLA REGIONAL DR JOSÉ DINIS DA FONSECA
 CERDEIRA DO CÔA -  SABUGAL

Decorreu no passado sábado, dia 26 de maio, em Cerdeira do Côa, mais uma ação de formação espiritual. O encontro teve início às 10.00 horas da manhã. Presentes e oriundas dos pontos mais diversos da nossa diocese, cerca de sessenta pessoas.
Recitou-se a hora de Tércia na capela . Depois de acomodadas as pessoas num outro espaço deu-se início à primeira conferência: “A Santíssima Trindade, modelo de ser e estar em Igreja”. Tratou este tema o Rev.do Pe. Rafael José Almeida Neves oriundo de Vale de Estrela - Guarda e a paroquiar, há uns tempos, no arciprestado de Seia.
Partindo da aparição de Jesus no lago de Tiberíade, ambiente da “Pesca Miraculosa”, falou-nos durante uma hora numa linguagem simples, de diversos itens:
  • O que nos faz ser verdadeira Igreja é a relação de proximidade, de simplicidade, familiaridade e de comunhão com Jesus e com os outros. Tal como nesse dia, em Tiberíade.
  • Sem Igreja-Comunhão é impossível reconhecer Jesus e a sua ação salvífica;
  • É absolutamente necessário que a Igreja se volte “para fora de si mesma”;
  • Lançar a rede e apanhar 153 grandes peixes significa o universalismo da pesca;
  • A necessidade de se obedecer à voz de Cristo Jesus; deve ainda acrescentar-se a inteira disponibilidade nas mãos de Jesus Cristo. “Não apenas de O informar que fizemos” pedir sim, que faça o que quiser, connosco;
  • A Igreja é lugar de todos e para todos; Uma verdadeira inculturação na evangelização é parte integrante da mesma Igreja;
  • Atuar respeitando sempre a unidade na diversidade. Não à uniformidade.
  • Reconhecer amar e respeitar a diversidade dos dons.
Seguiu-se um pequeno tempo de intervalo para depois celebrarmos a Eucaristia por volta das 12.00 horas. Presidiu o Pe. Rafael celebrando a memória de S. Filipe de Néri.
O almoço foi servido primorosamente e de forma abundante. Foi tempo de Convívio.

Nª Senhora da Graça 

Por volta das 14.00 horas rumamos até à barragem do Sabugal e Santuário de Nossa Senhora da Graça. Foi um trajeto diferente para os diferentes grupos da caravana. O “simulacro” que decorria, nessa tarde, no percurso que liga Cerdeira- Sabugal fez-nos avançar por outros caminhos. Foi uma total abertura ao “imprevisto”. Com cerca de 30 minutos de atraso conseguimos chegar e dar início à temática da tarde. O primeiro momento foi bem juntinho à água da barragem que mais parecia a do lago de Tiberíade.
A temática desenvolveu-se sobre o Livro dos Salmos. Fez-se a introdução ao mesmo para depois se realizarem mais duas paragens complementares antes de se entrar na capela de Nossa Senhora da Graça. Analisaram-se os salmos 1 e 2 - 149 e 150. Princípio e fim de todo o saltério. Dentro da capela celebrou-se o rosário, nos mistérios Gloriosos e concluiu-se a temática de toda a tarde. O tempo escoou-se. Retemperámos as forças físicas e em hora mais propícia despedi - mo -nos. Cada qual terá voltado à sua terra por um outro caminho.

Ao Pe. Rafael o nosso sincero reconhecimento pelo tema, disponibilidade e abertura ao carisma da Liga do Senhor D. João. À Irmã, atribulada na sua “enxaqueca” desejamos rápidas melhoras. Aos que lhe prestaram todo o auxílio e acompanhamento Deus vos recompense. Julgamos ter sido um modo diferente de participarem nesta ação de formação.










































































































































































































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima