Avançar para o conteúdo principal

Maria, que eu saiba sempre imitar o teu olhar, o teu silêncio, o teu escutar e o teu amor!



MÊS DE MAIO - Composições afins -
     Era eu ainda pequeno e frequentava a escola. Não sei porquê mas sempre em Maio a minha/nossa professora se lembrava e nos pedia uma composição… Era fatal. E lá vinha sempre o mesmo tema: “ Mês de Maio, Mês das flores”. Este tema irritava-me séria e facilmente. Já sabia que dificilmente atingira o suficiente. Para mim, as flores eram todas iguais e outros sentimentos ainda não era tempo deles. Depois nos anos imediatos, agora designados por quinto e sexto ano, era raro não aparecer também a mesma temática. Com esta, uma outra, sempre irritante também: “ Ano de nevão, ano de pão”. Escusado será dizer que os resultados eram idênticos.
Hoje não vou escrever sobre esse tema. Vou sim recordar-me que todos os meses de Maio raramente deixam de estar repletos de muitas celebrações e carregados dos mais diversos mistérios da fé cristã. São realmente outras “flores” agora de caris espiritual e com mais que se lhes diga. Este ano, Maio não é exceção, bem ao contrário. Vejamos:
O Primeiro de Maio. Dia do trabalhador. S. José operário evoca-nos isso mesmo. Jesus afirmava também aos discípulos: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho”. É com o nosso trabalho, que nos identificamos com o  de Deus Criador e com a Sua Ação. Mas não deixemos de recordar as palavras do Mestre: “sem mim nada podeis fazer”. Então verdadeiramente livres, trabalhemos na construção do Seu Reino.
Ao lado de S. José está Maria, sua esposa. Havemos de celebrar festivamente o dia da mãe. Mãe a “flor” entre as flores; a mulher inefável, a que está sempre connosco, a que nos acolhe, nos entende, nos acalenta, nos perdoa e sempre nos ama. Também Deus quis ter a sua.
Um outro mistério. A Palavra que desceu de Deus e veio ao nosso encontro, sobe agora para Deus, sua fonte e origem. “ Vou subir para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”. A Ascensão. Um dia, também haveremos de subir. Já iniciamos essa caminhada. Somos contudo bastante “pesados”. E se na vida quotidiana, nos parece, que enquanto uns sobem outros descem, na vida com Deus todos devemos subir, nem que para isso o Senhor, constantemente, tenha de descer ao nosso encontro para nos transfigurar. Sempre que nos deixamos habitar pela força do Espírito Santo crescemos e atingimos um patamar maior, quer no conhecimento, quer no serviço de Deus. Precioso auxílio é o amor e a dedicação ao próximo por amor de Deus.
Assim conseguimos manifestar também a Trindade operando em nós. Mistérios inauditos e sempre ininteligíveis: Um Só Deus, um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, um só Salvador, um só Espírito, uma só realidade para sempre: Deus/Amor.
Para alimentar e fortalecer todos e cada um destes mistérios Único Pão/Sacramento descido do Alto: a Eucaristia. Nesta sempre patente Cristo ressuscitado, o sacerdote Eterno e o Sacrifício entregue por Amor.
De permeio, desde o início até ao fim do mês, o tempo necessário e oportuno dedicado à Mãe, à Senhora do Rosário, à Senhora de todas as horas e de todos os mistérios, à Senhora dos “pequeninos e dos simples” sem deixar de ser a Senhora ainda mais atenta aos “grandes pecadores” onde cada um, a seu modo, se poderá incluir também. Treze de Maio, dia da Senhora repleta de Luz, da mensageira da Paz, nome do nosso Deus.
Salpicado ainda com tantas e tantas festas e outras tantas romarias, Maio esgota-se numa torrente inebriante de acontecimentos e qual deles o mais significativo. Vivamo-los com alegria e empenho.
            Maio, sempre Maio! Mais que mês das flores é sempre o mês ornamentado com a Árvore da Vida, também ela repleta de muitos e suculentos frutos. Só Ela dá sentido à semana da Vida que Maio acolhe bem no âmago de mesmo.
            Enfim. Se eu me tivesse lembrado de tudo isto, até a professora se convenceria das minhas potencialidades e provavelmente, na sua benevolência, dar-me-ia uma classificação bem melhor. E mesmo que a não desse, estou convicto de que hoje fiz muito melhor, sem ser repetitivo como o era em muitas das redações  escolares e sem deixar de falar das flores de Maio.
                      Continuação de boas festas pascais!


                                                                                  Guarda, 01-05-2018                                                      
                            P. Alfredo Pinheiro Neves
                                 _____________________
                        Assistente Geral


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima