Avançar para o conteúdo principal

Encontro Retiro na Ruvina - abril de 2018



Realizou-se, no passado dia 21 de Abril e  conforme estava agendado e promovido pela Liga dos Servos de Jesus, o “Encontro – Retiro”, na Casa de Cristo-Rei, na Ruvina, Sabugal.
Presidiu ao encontro o Pároco: Daniel Cordeiro. Presentes cerca de oitenta pessoas que à hora marcada iniciaram esta atividade espiritual com a oração. A temática do mesmo versou sobre a Santidade nos dias de hoje e na nossa sociedade. O Padre Daniel orientou o primeiro tema que dividiu em duas partes. Seguiu-se a Eucaristia que se “projetou” na Adoração ao Santíssimo Sacramento durante meia hora.
A casa da Ruvina acolheu-nos como sempre é seu timbre. Bem hajais. Depois do almoço houve tempo para troca de impressões e para a conversa ficar em dia. Foi o convívio. Cerca das 14.30 horas celebrou-se o Amor a Nossa Senhora com a recitação do terço. Cânticos e ações de graças foram muitos e variados. Finda a oração Mariana o Assistente Geral, P. Alfredo Pinheiro Neves apresentou dentro da mesma temática a última Exortação Apostólica do Papa Francisco: “ Guadete et Exsultate” chamamento à santidade no mundo atual. O tempo urgia e foi com a oração final que se deu por finda a atividade. Tal como é hábito e antes de partirmos, saboreou-se um bolo. Agradecemos a hospitalidade recebida e os ensinamentos recolhidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad