Avançar para o conteúdo principal

Uma proposta de apostolado para cada mês. São baseadas no evangelho e em textos do Senhor D. João


        - O APOSTOLADO -

 
 
MESES
 
 
   OBJETIVOS / DESAFIOS        
- (Nós como D. João em Jesus Cristo) -
 
 
 
 
 
 
NOVEMBRO
Trabalhar só por Deus e para Deus - Recta intenção –
 (A. V. nº 245/1931)
S. Mt. 20,4 ss.
“Ide vós também para a minha Vinha e dar-vos-ei o que for justo”.
 
 
 
 
DEZEMBRO
Actuar sempre de forma desinteressada, discreta e abnegada
(A. V. nº 245/1931)
 
S. Mt. 16-24 ss.
“Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz, todos os dias e siga-me”.
 
 
 
 
JANEIRO
Ver Deus presente nos outros sobretudo nos superiores, obedecendo e ajudando-os. (A. V. nº 245/1931)
Hebreus 10,7 ss.
“Eu Venho Senhor, para fazer a Vossa Vontade”.
 
 
 
 
 
FEVEREIRO
Na lealdade, doçura e caridade fraterna manifestar a nossa opinião, ainda que seja diferente. (A. V. nº 245/1931)
Mt.5,21 ss.
“Ouvistes que foi dito, eu porém digo-vos…”.
 
 
 
 
MARÇO
Diante de outros, nunca criticar seja quem for, na sua ausência.
(A. V. nº 245/1931)
Mt.7,44 s.
“Simão, tenho uma coisa a dizer-te…”.
ABRIL
Tornar conhecidas as obras boas dos outros. (A. V. nº 245/1931)
Mt.21,28 ss.
“Qual dos dois vos parece ter feito a vontade do Pai?”.
 
MAIO
O apóstolo, no ardor da luta, faz muito; no recolhimento da oração, faz mais, mas no aniquilamento da doença e de outro sofrimento, faz muito mais. (A. V. nº 160/1930)
Fil. 2,8
“Obedecendo até à morte e morte de Cruz…”.
 
JUNHO
Em tudo Caridade; nas ofensas, perdão!
Santos a transbordar de Amor. (A.V. nº 217/1931)
Lc. 6,36
“Sede misericordiosos, como o Pai”.
 
 
 
 
 
JULHO
Amar a Igreja nas pessoas de todos os que a constituem, sobretudo nos que “servem os Serviços”. (A. V. nº 245/1931)
Jo. 21, 15 ss.
“Pedro tu amas-me? Apascenta as minhas ovelhas”.
 
 
 
 
AGOSTO
Trabalhar de modo constante, em oração e sem descurar o sacrifício.
(A. V. nº 535/1937)
 
Jo. 4,32ss
“Tenho um outro alimento que vós não conheceis. O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou”.
 
 
 
 
SETEMBRO
Santificar-me e ajudar os outros na sua santificação.
(A. V. 216/1931)
Jo. 10,10
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
 
OUTUBRO
Só amando os “ deveres de estado” nos podemos elevar a um grau de união com Deus e salvar muitas almas. (A. V. nº 160/1930)
 
Mc. 5,19
”Vai para casa, para junto dos teus, e conta-lhes tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de Ti”.















 Chamamento e missão:

“ O Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes:«A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós.’ Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou.’» ( Lc. 101-11).
“Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça (…) o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa. (Jo 15,16.20).

Excertos de escritos de D. João de Oliveira Matos:
 
 
 
Ser apóstolo:
 
“É procurar sem cessar a santidade e transbordar de amor para com os outros”.
                                                                                                                                                           (nº 119/1929)
Campos de apostolado:

A Liga dos Servos de Jesus, segundo a vontade do seu fundador, não tem campos específicos da ação. Está aberta a todas as atividades apostólicas, existirá onde o seu bispo a chamar a colaborar. Além disso todos os Servos são chamados ao apostolado e mais importantes que os dotes naturais de cada um, ou porventura os meios materiais disponíveis, o sofrimento e a oração têm um papel determinante. Aqueles podem facilitar o apostolado, dar-lhe realce e brilho (às vezes nem isso), mas sem estes (oração e o sofrimento o apostolado se existir será estéril.
“Ser apóstolo de Jesus, isto é, ser instrumento de Jesus na conquista e aperfeiçoamento das almas, em ordem a torná-las semelhantes a Ele, é a mais alta, a mais bela, a mais lucrativa missão que pode ser confiada a um homem”. (nº 535,1937).
“O apóstolo, no ardor da luta, faz muito; no recolhimento da oração, faz mais, mas no aniquilamento da doença, ou de qualquer outro sofrimento, faz muito mais. (nº 178, 1930)
“Todos nós podemos sofrer e orar, logo todos nós podemos ser apóstolos; Porque não? Não foi o Calvário a maior apoteose do sofrimento e oração? A divisa do verdadeiro apóstolo é: Sofrimento e Oração”. (nº 348, 1933).
“Nem sempre o apóstolo tem a seu cargo salvar as almas que o escutam com atenção; (...) antes, ao contrário, muitas vezes, o seu apostolado será exercido num meio árido, que o acolhe com a maior indiferença e tibieza. E, todavia, neste campo, a alma do apóstolo melhor se purifica de tudo o que o faz viver da terra e para a terra, para só viver de Deus e para Deus” (nº 348, 1933).
 “O apóstolo é um enviado de Deus, para desempenhar diante dos homens a missão que a Providência lhe confiou”. (nº 429, 1935).
 “A primeira condição para exercer o apostolado com fruto é sermos um modelo vivo de verdade, que queremos que seja abraçada pelos nossos irmãos”. (nº 216,1931).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad