Avançar para o conteúdo principal
 

 
 
                          A LIGA DOS SERVOS DE JESUS EM FESTA!
No passado fim de semana, 25 e 26 de Agosto de 2017, conforme o programa da Festa da Liga atempadamente divulgado nos “Convites”, no jornal “Amigo da Verdade” e no Jornal “A Guarda” realizou-se a Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus.
Esta decorreu no Fundão e na terra natal de D. João de Oliveira    Matos, Valverde  .Assim, na Igreja Matriz da cidade do Fundão, pelas 22.00  horas, do dia 25, iniciou-se a Festa com a celebração da Eucaristia de Ação de Graças, presidida pelo Senhor Bispo de Aveiro. D. António Manuel Moiteiro Ramos. Eucaristia que se  “prolongou” na Adoração Geral ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Assistente Geral da Liga, Senhor Padre Alfredo Pinheiro Neves. Finda esta rumou-se até ao Lar D. Isabel Trigueiros numa Procissão repleta de respeito, oração e compromisso. Luz, cânticos e orações marcaram o ritmo da mesma.Depois e durante toda a noite, as diversas Comunidades adoraram      Jesus Eucaristia .Às sete horas celebraram-se as Laudes.
                
Na Eucaristia da Festa, onze horas, muitos sacerdotes marcaram presença. A Igreja estava cheia de “convidados” e de muitas outras pessoas. Foi presidente da Eucaristia o nosso bispo diocesano e Superior da Liga dos Servos de Jesus D. Manuel da Rocha Felício. O Canto litúrgico esteve a cargo do coro paroquial. Muitos servidores do altar desempenharam o seu ministério.
 
 
A partir das 13.00 horas, deste dia vinte e seis, em Valverde, tiveram lugar o almoço e a Sessão Solene. Atempadamente visitaram-se a Igreja onde o Senhor D. João foi batizado e o Museu que tem o seu nome e que foi a casa primeira da sua família.

      

       






                           
                             


O almoço festivo foi servido pelo restaurante “Senhora da Lomba” – Pinhanços, no Pavilhão Gimnodesportivo de Valverde, primorosamente preparado para tal. Os convidados seriam cerca de trezentos. Houve alimento para todos. Bem cozinhado, gentilmente servido e familiarmente tomado. O tempo passou vertiginosamente…
À hora prevista, teve início a Sessão Solene tal como o pedem as Constituições e é vontade do nosso Fundador. Este evento aconteceu no Auditório do Centro paroquial de Bem-Estar Social de Valverde, D. João de Oliveira Matos, gentilmente cedido pela Direção do mesmo. Esteve repleto. Presidiu à Sessão o nosso Bispo ladeado pelo bispo de Aveiro e Vice Postulador da causa de Beatificação de D. João. Na mesa desta Sessão Solene, a presença do Senhor Presidente da Câmara do Fundão, do Assistente Geral da Liga e do Senhor padre Américo da Encarnação Vaz, pároco e Presidente nato deste Centro Paroquial.
            A Senhora Engenheira Dr.ª Lurdes, em nome da Instituição, deu as boas vindas aos presentes, tal como o fez a seguir o Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus. Houve tempo para a mensagem do Senhor D. António Manuel Moiteiro Ramos. Finda esta, foi apresentado o Relatório Anual de Atividade e Acontecimentos da Liga. Usou da palavra a Serva de Jesus Maria do Carmo Marques Dinis da Fonseca  que mediante “Power-point” foi dando conta dos muitos eventos que se levaram a cabo durante o ano de atividades .
O Senhor Presidente da Câmara usou da Palavra para realçar todo o significado e mérito de D. João, o valor e a ação social do Lar D. Isabel Trigueiros ao longo dos seus setenta anos de existência e a necessidade de se reterem os valores humanos sociais e religiosos como património importante da sociedade, da Igreja e de todas as pessoas que habitam este espaço geográfico.
O Assistente Geral, Senhor Pe. Alfredo Pinheiro Neves fez a apresentação do novo livro pertença da Liga dos Servos de Jesus. Livro que ele idealizou e concretizou, enriquecendo, deste modo, a mesma Liga e trazendo para a ribalta a doutrina de D. João sob o tema da Misericórdia de Deus. Leva como título:

“VIVÊNCIAS ESPIRITUAIS, sob a Orientação e Impulso de D. João de Oliveira Matos”.
O tempo urgia e foi o Senhor D. Manuel da Rocha Felicio quem encerrou a referida Sessão congratulando-se com todo o trabalho já realizado e pedindo que a espiritualidade e o dinamismo de D. João bem como da sua Obra se renove fazendo Jesus Reinar.


                                   

                                                                                                                                      







Comentários

Ja la vai o tempo em que participava desta festa
Era o encontro que servia para conviver de perto com muitas das irmas que fazem parte da Liga dos Servos de Jesus
Um dos momentos mais altos era sem divida adoracao ao Santissimo feito por varias casas da Liga
ao ver esta noticia aqui publicada vem a memoria os varios anos em que estive presente e como era vivido este dia
o hino da liga cantado a despedida era tambem um dos momentos altos e tocava bem ca dentro de emocao
porque havia algo de especial que nos preenchia no interior pela sua letra e musica vivida com um sentimento forte
Isto so e possivel de entender para aqueles que vivem a Liga por dentro e com paixao que so adevem apos um conhecimento profundo e convivencia com as muitas das irmas que compoem a Liga
Era a nossa festa na altura ainda miudo e mais tarde como trabalhador
Hoje afastado desse tempo e bem longe ao ver isto publicado recordo com nostalgia esta festa contagiante desse tempo
Pena e que nao possa estar presente para viver os mesmos momentos
peco apenas que nao deixeis cair esta festa e que ela sirva para dar continuidade da Liga em tudo aquilo que ela representa para cada um de nos
que cada membro possa dar testemunho e ser a voz viva do seu fundador
Para todo o sempre
encorago-vos a prosseguir o caminho iniciado por outros com a mesma firmeza e empenho na defesa daquilo que foi a grande preocupacao do Senhor Dom Joao
E Preciso que Jesus Reine

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad