Avançar para o conteúdo principal

UMA INSCRIÇÃO MAIS QUE NECESSÁRIA...


Folheando a Bíblia, não nos é difícil encontrar reis ou profetas preocupados em obter o número exato dos seus vassalos ou do povo de Deus. Acontecia isso quase sempre antes ou depois das batalhas. Quando estas eram desfavoráveis a Israel o texto bíblico termina dizendo: “ … e pereceram muitos em Israel”.
Ainda não há muito, andámos e andamos atarefados para saber o número exato das vítimas da tragédia de Pedrogão Grande e outras povoações em redor; também agora nas “idas e vindas” de férias se contabilizam o número de acidentes, dos mortos e dos feridos; nos jornais e noticiários aparecem todos os tipos de estatísticas.
Realmente entretemo-nos muito a fazer contas. Depois das eleições, estas estão para breve, todos os partidos políticos apresentarão os resultados conjugando as previsões e a realidade obtida. Todos contarão as “sua espingardas”. Foi feito ainda há pouco o elenco do material bélico desaparecido na base militar de Tancos. São contas e mais contas. Até parece o fado de Amália Rodrigues cujas contas também não dão certo…; são em milhares de euros as contas relativas às transferências de atletas. Assim vai o mundo do futebol. Resta-nos ainda as contas que temos de fazer à nossa vida… Seja-me permitido afirmar o seguinte:
São bem diferentes as contas do nosso Deus. Estas raramente coincidem com as nossas. O nosso Deus parece não gostar muito dos nossos números. “Desagradou a Deus a ação de David recensear o seu povo….” (1º Crón. 21,1 ss.);
Quando perguntaram a Jesus se eram muitos os que se salvariam (Lc. 13,23) Ele mesmo ultrapassou a pergunta respondendo de um modo que ninguém esperava: “Alegrai-vos antes porque o vosso nome se encontra inscrito no livro da vida, no Céus” (Lc. 10,19; Ap. 21,7).
Gosto de me pôr a pensar: Como será tal livro? que formato terá? Um rolo? Em folhas A4? Ou folhas A5? Com que caracteres se apresentarão os nomes? Em Árabe ou em escrita cuneiforme? Em chinês, ou hindu? Qual o material de tinta? Que tipo de caneta, de pena ou esferográfica será utilizada? Não será antes a lazer? Será mesmo assim como Jesus disse? Talvez tenha sido apenas um modo de ensinar… uma parábola… uma história… um modo de dizer… demos asas à nossa imaginação. Não haverá mal algum.
No fundo todos nós sabemos que existe apenas uma única Palavra (O VERBO); Há uma só maneira de a escrever (ENCARNAÇÃO); Uma só maneira de ela se visualizar (PAIXÃO-MORTE-RESSURREIÇÃO); Uma só maneira de a rezarmos (COM O ESPÍRITO SANTO); Uma só maneira de ela se eternizar em nós (O REINO DE DEUS).
É só neste contexto que nós somos, existimos, e nos realizamos. É só deste modo que cada um de nós se identifica e se distingue dos demais. Só assim poderemos engrandecer o louvor do nosso Deus que se visualiza também nas diferentes pessoas objeto do amor divino. Só assim temos razão de ter e o nosso nome no Livro da Vida.
A salvação é única para todos e quando cada qual a aceita grava indelevelmente o seu nome, o seu existir, a sua pessoa no amor e na misericórdia infinita da Trindade que é o nosso Deus. No livro que é VIDA…

Guarda 01-08-2017

_______________________

P. Alfredo Pinheiro Neves

Assistente Geral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad