Avançar para o conteúdo principal

«O Papa Francisco recorda-nos de que a alegria devia ser uma das características fundamentais de qualquer pessoa que verdadeiramente encontrou Jesus...»

 
 
 No  Lar D. Isabel Trigueiros, no Fundão, realizou-se a  oito de abril de dois mil e dezassete um dia de formação espiritual para membros internos, externos e simpatizantes da Liga dos Servos de Jesus. Foi  orientador o Senhor Padre Luís Miguel Pardal Freire  estando presentes oitenta e quatro participantes.
 
Iniciou-se com a celebração de Laudes  louvando o Senhor com o salmo 118(119), 145-152; Cântico Ex.15,1-4ª-8-13.17-18; salmo 116(117).
Seguiram-se os temas com base na parábola de Lc 16, 19-29; levando-nos a interiorizar a mensagem  do Homem rico e do pobre Lázaro…
Lembrou que a Quaresma é um tempo próprio para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo… Cada um de nós encontra-O no próprio caminho. Cada vida que se cruza connosco é um dom e merece  aceitação, respeito, amor.
 
Relembrou quatro pedidos do Papa Francisco:
Fazer caminho de conversão;
Participar nas campanhas da Quaresma;
Rezar uns pelos outros;
Viver e testemunhar;
Após o almoço houve um intervalo  para confraternizar e partilhar ideias…
Seguiu-se um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento . Terminando o encontro com a celebração da Eucaristia.

Fica um sincero agradecimento a todas as pessoas  que colaboraram para que este encontro se realizasse  e por toda a simpatia e acolhimento que demonstraram.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad