Avançar para o conteúdo principal

A casa de Cristo - Rei na Ruvina , abriu definitivamente, em 25 de dezembro de 1936

  
FESTA DA LIGA DOS SERVOS DE JESUS - 2016
(RUVINA)

 
Neste ano de 2016, coube à Comunidade de Ruvina-Sabugal, receber a Festa da Liga dos Servos de Jesus. Serviu de motivo o facto de esta casa celebrar os 80 anos de existência tendo a sua abertura oficial ocorrido em 25 de dezembro de 1936.
A Festa iniciou-se às 22.00 horas do dia 28 de agosto, domingo, com a celebração da Eucaristia presidida pelo Assistente Geral, Pe. Alfredo Pinheiro Neves, na Igreja Paroquial. Esta estava repleta. Além do pároco outros sacerdotes concelebraram com o Presidente da Assembleia. À homilia refletiu-se sobre a virtude da humildade e sua necessidade para se ser “grande” aos olhos de Deus. Finda a Eucaristia teve lugar a adoração ao Santíssimo Sacramento. Adoração muito participada. Às 23.45 horas iniciou-se a procissão em direção à capela da comunidade das irmãs da Ruvina. Ao som de sinos e de cânticos eucarísticos percorreram-se algumas ruas da povoação devidamente atapetadas, perfumadas com o cheiro caraterístico de flores e plantas utilizadas. Colchas pendiam das janelas agora iluminadas. Velas acesas iluminavam o trajeto da procissão. Ao chegar à capela foi dada a bênção para de imediato se passar ao Lausperene sustentado pelas diferentes comunidades ao longo de toda a noite.


Raiava a madrugada quando foram celebradas as Laudes. O Povo juntou-se para esta adoração final. Presidiu o Pároco: P. Daniel Cordeiro.
Depressa se escoou o tempo e às 11.00 horas iniciava-se a Eucaristia presidida pelo Senhor  D. Manuel. Com ele o Senhor D. António dos Santos, bispo emérito da Guarda, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vice postulador do processo de beatificação de D. João e, D. Diamantino Prata de Carvalho, bispo emérito de Campanha-Brasil. Muitos sacerdotes e diáconos vieram para a Festa. A Capela tornou-se bem pequena para tanta gente. O Coro litúrgico era orientado pelo Senhor  Pe. Eduardo e ao órgão estava o Senhor Pe. Farinha. Com Simplicidade e decoro se celebraram os Mistérios Eucarísticos.

                                       






                                        
À Homilia exaltou-se S. João Baptista, o Precursor de Jesus e o maior entre os nascidos de mulher. Destacou-se a sua fidelidade à Verdade e autenticidade. Fez-se apelo para que a Liga em toda a parte saiba enfrentar com realismo os muitos desafios que se impõem.
Terminada a Eucaristia de Ação de Graças rumou-se até ao ‘salão convívio’, cedido pela Associação da Junta de freguesia e onde nos esperava o almoço de festa. Multidão imensa tomou lugar à mesa. Não faltaram os lugares nem tão pouco a comida apetitosa. Bem servido, o almoço prolongou-se pelo tempo necessário.
Partido e saboreado o bolo de aniversário, oitenta anos desta comunidade ao serviço do Reino de Deus, muitos foram chegando ao ‘salão de festas’ previamente preparado pelas “meninas” da casa, para a Sessão Solene que é parte integrante da Festa da Liga.

Aberta a Sessão deram-se as boas vidas; momento que esteve a cargo do Assistente Geral Pe. Alfredo Pinheiro Neves. Passou-se depois ao relatório anual. Este foi elaborado e apresentado pela irmã Maria do Carmo (Camucha). De imediato antigas alunas e irmãs que integraram a Casa da Ruvina entoaram cânticos fazendo memória-homenagem à Ir. Conceição Geada Pinto que às alunas e a esta Casa se consagrou de alma e coração até ao fim da sua vida.

O tempo fugia. O Senhor Bispo D. Diamantino foi convidado a deixar o seu testemunho e a sua mensagem a todos os presentes. De forma cordial e airoso despertou a atenção de todos. É deste modo que continua a servir o seu querido Brasil. Novos cânticos primorosamente executados. O Senhor D. Manuel tomou a Palavra para encerrar esta Sessão. Uma vez mais, voltou a apelar para os bons resultados da Assembleia Geral da Liga. O último cânticos foi de Consagração a Maria. O tempo tinha-se esvaído era necessário partir. Foi o que aconteceu. Depois das despedidas cada qual rumou ao seu destino mais enriquecido e mais comprometido com o ideal de D. João de Oliveira Matos e da Liga. Parabéns a todos!


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad

Peregrinação a Fátima