Avançar para o conteúdo principal

A casa de Cristo - Rei na Ruvina , abriu definitivamente, em 25 de dezembro de 1936

  
FESTA DA LIGA DOS SERVOS DE JESUS - 2016
(RUVINA)

 
Neste ano de 2016, coube à Comunidade de Ruvina-Sabugal, receber a Festa da Liga dos Servos de Jesus. Serviu de motivo o facto de esta casa celebrar os 80 anos de existência tendo a sua abertura oficial ocorrido em 25 de dezembro de 1936.
A Festa iniciou-se às 22.00 horas do dia 28 de agosto, domingo, com a celebração da Eucaristia presidida pelo Assistente Geral, Pe. Alfredo Pinheiro Neves, na Igreja Paroquial. Esta estava repleta. Além do pároco outros sacerdotes concelebraram com o Presidente da Assembleia. À homilia refletiu-se sobre a virtude da humildade e sua necessidade para se ser “grande” aos olhos de Deus. Finda a Eucaristia teve lugar a adoração ao Santíssimo Sacramento. Adoração muito participada. Às 23.45 horas iniciou-se a procissão em direção à capela da comunidade das irmãs da Ruvina. Ao som de sinos e de cânticos eucarísticos percorreram-se algumas ruas da povoação devidamente atapetadas, perfumadas com o cheiro caraterístico de flores e plantas utilizadas. Colchas pendiam das janelas agora iluminadas. Velas acesas iluminavam o trajeto da procissão. Ao chegar à capela foi dada a bênção para de imediato se passar ao Lausperene sustentado pelas diferentes comunidades ao longo de toda a noite.


Raiava a madrugada quando foram celebradas as Laudes. O Povo juntou-se para esta adoração final. Presidiu o Pároco: P. Daniel Cordeiro.
Depressa se escoou o tempo e às 11.00 horas iniciava-se a Eucaristia presidida pelo Senhor  D. Manuel. Com ele o Senhor D. António dos Santos, bispo emérito da Guarda, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vice postulador do processo de beatificação de D. João e, D. Diamantino Prata de Carvalho, bispo emérito de Campanha-Brasil. Muitos sacerdotes e diáconos vieram para a Festa. A Capela tornou-se bem pequena para tanta gente. O Coro litúrgico era orientado pelo Senhor  Pe. Eduardo e ao órgão estava o Senhor Pe. Farinha. Com Simplicidade e decoro se celebraram os Mistérios Eucarísticos.

                                       






                                        
À Homilia exaltou-se S. João Baptista, o Precursor de Jesus e o maior entre os nascidos de mulher. Destacou-se a sua fidelidade à Verdade e autenticidade. Fez-se apelo para que a Liga em toda a parte saiba enfrentar com realismo os muitos desafios que se impõem.
Terminada a Eucaristia de Ação de Graças rumou-se até ao ‘salão convívio’, cedido pela Associação da Junta de freguesia e onde nos esperava o almoço de festa. Multidão imensa tomou lugar à mesa. Não faltaram os lugares nem tão pouco a comida apetitosa. Bem servido, o almoço prolongou-se pelo tempo necessário.
Partido e saboreado o bolo de aniversário, oitenta anos desta comunidade ao serviço do Reino de Deus, muitos foram chegando ao ‘salão de festas’ previamente preparado pelas “meninas” da casa, para a Sessão Solene que é parte integrante da Festa da Liga.

Aberta a Sessão deram-se as boas vidas; momento que esteve a cargo do Assistente Geral Pe. Alfredo Pinheiro Neves. Passou-se depois ao relatório anual. Este foi elaborado e apresentado pela irmã Maria do Carmo (Camucha). De imediato antigas alunas e irmãs que integraram a Casa da Ruvina entoaram cânticos fazendo memória-homenagem à Ir. Conceição Geada Pinto que às alunas e a esta Casa se consagrou de alma e coração até ao fim da sua vida.

O tempo fugia. O Senhor Bispo D. Diamantino foi convidado a deixar o seu testemunho e a sua mensagem a todos os presentes. De forma cordial e airoso despertou a atenção de todos. É deste modo que continua a servir o seu querido Brasil. Novos cânticos primorosamente executados. O Senhor D. Manuel tomou a Palavra para encerrar esta Sessão. Uma vez mais, voltou a apelar para os bons resultados da Assembleia Geral da Liga. O último cânticos foi de Consagração a Maria. O tempo tinha-se esvaído era necessário partir. Foi o que aconteceu. Depois das despedidas cada qual rumou ao seu destino mais enriquecido e mais comprometido com o ideal de D. João de Oliveira Matos e da Liga. Parabéns a todos!


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebração do 101.º Aniversário da Liga dos Servos de Jesus com Enfase no Jubileu e na Centralidade da Pessoa Humana

A Liga dos Servos de Jesus assinalou no dia 11 de fevereiro de 2025 os seus cem anos mais um. O 101.º aniversário havia já sido assinalado, através de oração de ação de graças, no dia 13 de fevereiro, na capela de São Pedro da Guarda, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Outras iniciativas pessoais e comunitárias terão, com certeza, lembrado a efeméride, mas o ponto alto, em que toda a Liga – Servos internos, externos, simpatizantes – foi convidada a reunir-se, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Outeiro de São Miguel. Pelas 15h00 teve iniciou a recoleção em que foi orador o Superior Geral, D. Manuel da Rocha Felício. Introdutoriamente, explicou que nos reuníamos para assinalar 101 anos que “fazem parte, de certa maneira, de os que aqui se encontram”, já que prevalece o “Carisma que nos toca, e de que maneira, a todos nós”. Aproveitou ainda para saudar o Pe. Manuel Igreja Dinis, além presente, lembrando que o Centro de Espiritualidade, que o sacerdote dirige, “tem uma importância ma...

Celebração em Ação de Graças pelos 101 anos da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Hoje, 13 de fevereiro, amigos, simpatizantes e membros da Liga dos Servos de Jesus reuniram-se na capela de São Pedro, na Guarda, em ação de graças pelos 101 anos da Fundação da Liga. Não sabemos se foi em resposta ao convite da coordenadora Geral, Irene Fonseca, ou a outros sinais do Espírito Santo, mas muitos se juntaram para celebrar.   A oração foi presidida pelo reverendo P.e Alfredo Pinheiro, que conduziu a hora santa com a profundidade a que já nos habituou. Além do guião com cânticos, monições e leituras bíblicas, escolheu também textos do venerável D. João de Oliveira Matos. A celebração foi um momento de profunda união entre Deus e todos os presentes, refletindo a importância da Eucaristia na vida da Liga dos Servos de Jesus ao longo de mais de um século de existência. Que este tema escolhido: "A vida" continue a fortalecer a fé de todos os que se juntaram para celebrar esta data significativa, bem como aqueles que quereriam mas não puderam estar presentes.  No ...

homenagem e respeito pelo legado de Hipólito Monteiro Oliveira.

 A 5 de novembro de 2024, partiu para a Casa do Pai, após doença prolongada, o servo externo Hipólito Monteiro Oliveira, com 86 anos (20/08/1938). Era filho de José Oliveira e Ilídia Monteiro, de uma fratria de quatro irmãos, casado com a senhora D. Maria de Lurdes Pina. Era pai da senhora D. Margarida Maria Pina Oliveira e de José Manuel Pina Oliveira, ambos funcionários nas bibliotecas de Sabugal e Cantanhede. Falava com muito orgulho das suas netas optometristas, filhas da D. Margarida, e do seu neto médico anestesista, filho do senhor José Manuel. O senhor Hipólito foi sempre um homem dedicado ao trabalho nas suas múltiplas funções, das quais destacamos: construía as suas casas, que dizia serem para os filhos, mas, se surgisse uma oportunidade rentável, fazia negócios para assegurar a saúde financeira da família. Era, para a Igreja e para obras de caridade, um generoso e bom contribuinte. Exerceu ainda a atividade de fotógrafo e encadernador, com oficinas montadas. Era um homem...