Avançar para o conteúdo principal

Sermos « fornalhas» que iluminam e onde outros se vão aquecer:..


1 .  No dia 20 de Junho de 2015 realizou-se em Fátima o encontro anual dos membros da Liga dos Servos de Jesus.
Durante a manhã  escutámos a Palavra transmitida pelo Senhor Pe. Jerónimo, da Sociedade da Boa Nova. Incentivou-nos à leitura da Palavra do  nosso Fundador, D. João de Oliveira Matos e fez várias  comparações entre o pensamento do Senhor D. João  escritos  há 90 anos  atrás  e o modo de pensar do atual  Papa Francisco. 
A preocupação de haver pessoas apaixonadas por Jesus Cristo; a Santidade de vida onde todos podem entrar,  sendo cada vez mais parecidos com Jesus Cristo… Como dizia  São Paulo :« tende os mesmos sentimentos de Jesus Cristo;
 Sermos uma Igreja Missionária;   Sermos « fornalhas»  que iluminam e onde outros se vão aquecer: a  «fornalha» não é o objectivo… O importante é que Jesus Reine. Ainda conseguimos ser  Comunidades acolhedoras?
   Convidou-nos a entender a « linguagem» actual dos jovens… a colocar em acção o esquema « ver, julgar e agir…actualmente o Papa Francisco afirma: «Vou olhar para o Mundo com os olhos de Deus»
2.     Houve um tempo de Adoração Eucarística  terminando com a benção do Santísimo.
3.     Seguiu-se o almoço e tempo  livre para convívio  e devoções particulares.
  4.        Às16 horas celebrámos a Eucaristia .  Presidiu o Assistente Geral Pe. Alfredo Pinheiro Neves sendo concelebrante o Frei José Lucas dos Frades Dominicanos.
                 HOMILIA
 …        ... aceitando a  misericórdia e vivendo o perdão.
           Para que tal aconteça torna-se necessário viver na simplicidade e recordando sempre que a nossa salvação não depende de nós é sempre dom de Deus. E, nesse sentido, dizia-nos Paulo na 1ª leitura: « de mim só tenho o que é frágil… ele olhando para ele próprio via-se sempre um homem deveras  imperfeito, pecador.  Ele não se importava porque  « era  na fraqueza que se manifestava o poder de Deus»
           Sempre que nós nos reconhecemos como pecadores; sempre que nós aceitamos as nossas limitações; sempre que nós deixamos que Deus atue através de nós em favor dos outros nós assumimos aquela tarefa e a missão de Maria, ela foi a cheia de graça, ela que se tornou a  mãe de Deus tornou-se também a serva de Deus e a mãe do próprio Reino.   Se a nossa divisa é fazer com que Jesus Reine, então Maria, mãe de Jesus não pode deixar de ser também nossa  Rainha. É por isso que escolhi as orações relativas a Nossa senhora  como nossa Rainha e como nossa Mãe. Rainha porque nos ensina a vencer o pecado; Mãe porque compreende todas as nossas limitações. Dizia São Paulo: « quando sou fraco então é que Deus atua em mim e através de mim chega aos outros.
            Outro pensamento que quero partilhar convosco é a simplicidade que devemos ter na nossa vida. São Mateus transcrevendo Jesus vai-nos ensinando que a nossa simplicidade no existir, no viver, no comer, no trabalhar… todas estas simplicidades devem ser a glória do nosso Deus e dar glória ao nosso  Deus. Olhai as aves do céu… olhai os lírios do campo, simples criaturas e verdadeiramente transmissoras da grandeza de Deus! Nem Salomão com toda a sua pomposidade se vestiu como  lírios que agora vivem e à  tarde secam. Quanto mais o vosso Pai do Céu, por serdes filhos, vos dará tudo o  que necessitais. E aquilo que nós necessitamos está contido na oração do Pai Nosso: é sermos  o Louvor de Deus; é fazer a vontade do Pai; é aceitarmos o Seu  perdão e termos a certeza de que Ele em todas as nossas dificuldades não deixa de ser o Pai providente e previdente que nos atende e nos acolhe.
            Quando nos entregamos nesta radicalidade da nossa vida  aceitando a nossa condição de pecadores; quando nos entregamos à  Misericórdia  Divina e deixamos que a graça de Deus atue em nós aí  somos realmente grandes pela nossa simplicidade,  pela nossa humildade, à semelhança da Rainha, à semelhança da nossa Mãe e à semelhança  do próprio Jesus. Como dizia a 1ª leitura: Ele que tendo tudo fez-se pobre; Ele que sendo Senhor tornou-se escravo; Ele  que era a nossa Salvação assumiu as consequências do próprio pecado passando pela morte e vencendo pela Ressurreição…
            Temos Jesus como Filho de Deus, sujeito ao nada… Vencedor do verdadeiro Reino. Temos Maria a Mãe de Deus, a Escrava do Senhor.
    São estes dois parâmetros que a Mãe de Jesus e o Filho de Deus nos      ensinam a tornar-nos simples,  aceitando a graça de Deus  e a levarmos também a Salvação aos outros. Que a nossa vida seja testemunho da grandeza do nosso Deus, da nossa própria grandeza por Deus nos amar, da nossa grandeza por sermos também salvação para os outros.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad