Avançar para o conteúdo principal

Neste ano dedicado à vida Consagrada a Liga dos Servos de Jesus marcou a sua presença na Comunidade de São Romão


São Romão é uma  vila do  concelho de Seia, rica de recursos naturais e em termos patrimoniais. Situa-se na imensa serra da Estrela.
A Família Evaristo Nogueira oriunda desta Vila possuía bens materiais e duas Senhoras de nobre coração: D. Ana Evaristo Nogueira e D. Alfreda Evaristo Nogueira.
Conhecendo D. João de Oliveira Matos dedicaram-se, totalmente, ao ideal  que ele concretizava  na Obra que fundou – a Liga dos Servos de Jesus. Amor a Jesus Eucaristia, dedicação  e serviço aos mais  pobres…
Em 1922, ainda antes da  fundação da Liga, já D. Ana Nogueira criara o Patronato da Sagrada Família e esta Vila não esquecerá  todo o bem que esta Senhora realizou…
A Comunidade de Servas de Jesus que vive no Solar doado pela Família Evaristo Nogueira continua a ser uma «pequena luz» na vida das pessoas desta terra pela dedicação às crianças, apoio nas actividades paroquiais, fermento na construção do Reino de Deus.
No dia 17 de maio 2015 realizou-se um encontro de oração/ Adoração Eucarística na Igreja antiga onde estiveram presentes o Pároco, Pe. Martinho, o Assistente Geral da Liga Pe. Alfredo Pinheiro Neves, a Coordenadora Geral Ir. Mª da Graça Afonso  alguns membros das Comunidades da Liga vindos da Guarda, e todas as Pessoas – Servos externos ou apenas simpatizantes que quiseram estar presentes. A todos agradecemos a presença e  que o Senhor Jesus caminhe connosco e abençoes os nossos caminhos e projectos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exposição alusiva aos 100 anos de existência da Liga dos Servos

No dia 1 de dezembro às 17 horas, com a cidade da Guarda engalanada para o Natal, inaugurou-se a exposição temporária alusiva ao Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus 1924-2024, com a presença de sua Exa. Reverendíssima o Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da nossa diocese. Na presença de autoridades civis e militares, servas internas, servos externos, amigos e funcionários do Instituto de São Miguel, o espaço da ExpoEclesia encheu. A cerimónia iniciou-se com as palavras motivadoras do prelado. Seguiu-se a comunicação emotiva, clara e cheia de reconhecimento da coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Irene Fonseca. O terceiro momento, muito bem orientado, esteve a cargo da Dr.ª Joana Pereira curadora do museu. Com ela, fomos transportados, pela história e vicissitudes da Liga, aproximámo-nos da espiritualidade do venerável D. João de Oliveira Matos e deleitámo-nos com algumas das curiosidades que nos foram prendendo a atenção. Dr.ª Joana Pereira

Peregrinação a Fátima

 

Monsenhor Fernando Matos aceitou ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos.

  Irene Fonseca, coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, deslocou-se a Roma nos dias 15, 16 e 17 de maio. Durante a sua estadia, teve a oportunidade de se reunir com sacerdotes da Congregação para as Causas dos Santos e regresso u com a notícia: “no encontro agendado com o Mons. Fernando Silva de Matos, este aceitou a missão de ser o novo postulador da causa de canonização de D. João de Oliveira Matos”. Na fotografia, à esquerda está Monsenhor António Saldanha, um sacerdote nascido nos Açores e que também faz parte da Congregação para a Causa dos Santos e que desempenhou um papel importante, neste encontro, pois encorajou Monsenhor Fernando Matos, (na foto à direita do sr. D. Manuel da Rocha Felício), a aceitar a importante missão de ser o postulador da causa de canonização do venerável D. João de Oliveira Matos. Já na foto abaixo, o próprio monsenhor Fernando Matos quis captar em fotografia de grupo, a presença do sr. D. António Moiteiro Ramos para certificar a continuidad